O presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão disse hoje à agência Lusa que cerca de 40 produtores da região marcam presença no regresso da mostra Dão Invicto, em Vila Nova de Gaia, na sexta-feira e no sábado.
“Este ano optámos por fazer num espaço novo, World of Wine, na zona das caves de Vila Nova de Gaia, com a presença de cerca de 40 produtores do Dão que dão a conhecer os seus vinhos à sociedade e aos críticos”, contou Arlindo Cunha.
Este responsável explicou à agência Lusa que o Dão Invicto e o Dão Capital são “os dois eventos mais fortes que a CVR organiza diretamente” para promover o vinho e, assim, a região marca presença em Vila Nova de Gaia, na sexta-feira e no sábado e, em Lisboa, em 19 e 20 de novembro.
“Este evento não é uma daquelas feiras específicas de negócio, para a comercialização do vinho. O propósito essencial aqui é dar a conhecer ao público em geral os vinhos dos nossos produtores e, ao mesmo tempo, dá-los a conhecer à crítica e à imprensa”, disse.
Ainda assim, Arlindo Cunha admitiu que, “no meio disto, aparecem sempre potenciais clientes e compradores, que levam logo ali o vinho, ou ficam com contactos para depois o adquirirem para a restauração ou hotelaria”.
Nesta quarta edição, depois de em 2020 não se ter realizado devido à pandemia de covid-19, o regresso a este contacto com críticos e comunidade “é uma boa notícia, porque os produtores estavam desejosos de se reencontrarem com o público e de retomarem estas provas” de vinho.
“A escolha do vinho é da responsabilidade do produtor que tem todo o interesse em fazer uma seleção variada, com diferentes perfis e diferentes preços, para darem a conhecer o que têm, Depois, há um programa separado de provas comentadas, nas quais estão especialistas que convidámos”.
Para estas provas, o especialista que vai apresentar a prova, “regra geral, escolhe com a CVR o tipo de vinho que vai colocar nessas provas comentadas” e há também “a apresentação dos vinhos mais premiados no último concurso do melhor vinho do Dão”.
Entre os convidados estão, na sexta-feira, Miguel Oliveira com o painel dos “Ouros — The International Wine Challenge” e Rodrigo Costa com os “Melhores do Dão – Decanter Wine Awards 2021”.
No sábado, é a vez de Osvaldo Amado colocar à prova os “Grandes Ouros do Dão — Concurso Nacional de Vinhos ViniPortugal 2021” e também Tiago Massena com “Wine Enthusiast Best Buy 2021”.
A par dos vinhos da região, o evento, que funciona entre as 15:00 e as 21:00, promove ainda a Rota dos Vinhos do Dão, com o intuito de “ajudar a impulsionar o turismo” neste “quase regresso à normalidade”.
“Na Rota dos Vinhos do Dão temos quintas lindíssimas de enoturismo e o Dão oferece muitos lugares para descobrir em casal, em família ou com amigos”, considerou Arlindo Cunha.
Comente este artigo