Home / Notícias / Viseu celebra Jornadas Europeias do Património com atividades para todos
Sé Catedral de Viseu

Viseu celebra Jornadas Europeias do Património com atividades para todos

A iniciativa decorre, no concelho, entre os dias 24 de setembro e 3 de outubro e inclui visitas, oficinas, roteiros e instalações de luz.

Sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, em 2021, a celebração das Jornadas Europeias do Património terá a duração de dez dias. 

O Município de Viseu aceitou, mais uma vez, o desafio de estruturar uma programação pensada para todos os cidadãos. A mesma estende-se por vários locais e abraça não só os oito museus municipais, mas, também o Centro Histórico de Viseu, a Mata do Fontelo, os Jardins do Solar do Vinho do Dão e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. 

São mais de 30 atividades. A oferta vai desde visitas guiadas a exposições, a obras de arte itinerantes, passando por ateliês que prometem despertar a criatividade dos participantes, conversas e conferências, roteiros em busca de património e instalações de luzes.

De destacar, por exemplo, as visitas inclusivas às exposições patentes no Museu do Quartzo – Centro de Interpretação Prof. Galopim de Carvalho. Terão lugar no dia 25 de setembro, pelas 11 horas, e os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer as peças expostas através do tato. Serão, para além disso, utilizados outros suportes, nomeadamente, o texto em braile.

A criatividade das crianças também é estimulada, com diversas oficinas ao ar livre, promovidas pelo Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques, o Museu de História da Cidade ou a Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.

Viseu assinala, assim, estes dias unindo-se à missão de reunir as pessoas em torno da cultura e do património e, segundo a Direção Geral do Património Cultural, “incluir tantas pessoas diferentes quanto possível”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo