Neste último mês foi aplicado Glifosato em pelo menos duas freguesias do concelho de Viseu, Lordosa e Abraveses, herbicida potencialmente cancerígeno que mais uma vez continua a ser utilizado pelas Freguesias e Câmara Municipal, denúncia em comunicado, o Bloco de Esquerda de Viseu.
O BE recorda que este produto foi, desde 2015, declarado pela Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro da Organização Mundial de Saúde, como sendo “carcinogéneo provável para o ser humano”. A sua utilização junto de todo e qualquer espaço público é proibida em Portugal, sendo que a sua aplicação coloca em risco a saúde de animais e pessoas.
O Bloco de Esquerda tem vindo ao longo do tempo (desde 2015) a opor-se à utilização de herbicidas que contenham glifosato, lançando campanhas de denúncia e esclarecimento sobre este facto e levando o assunto à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia onde tem representação.
“Desde então também não param de nos chegar denúncias da utilização de herbicidas com este componente, muitas vezes à margem da própria legislação”, lê-se no comunicado.
Enquanto o envenenamento continuar no concelho de Viseu e outras alternativas não forem adoptadas, refere o BE, é vital manter este alerta! Contribuirmos para Melhorar a Qualidade de Vida de Animais e Pessoas!
Comente este artigo