Lamego recebeu a 8ª edição de um dos maiores eventos realizados no país para divulgar as diferentes raças caninas.
Este ano, o júri do concurso da Exposição Canina Nacional distinguiu como grande vencedor (Best in Show) um Samoiedo, enquanto que um Chihuahua de Pelo Comprido foi eleito para o segundo lugar. O pódio “fechou” com um cão de raça Basset Hound na terceira posição.
A exposição constituiu uma oportunidade, em conjunto, vários exemplares da mesma raça e poder compará-los, em busca do cão perfeito.
Durante o domingo, muitos lamecenses passaram pelo Centro Multiusos de Lamego, transformado numa passerelle canina, para admirarem quase 400 “cãocorrentes”, sobressaindo o entusiasmo manifestado pelas crianças que não disfarçaram a atenção que dedicam ao mais fiel amigo do Homem.
Todos foram submetidos a uma rigorosa avaliação por parte dos juízes da Exposição Canina Nacional.
Em competição, estiveram à prova criadores de todo o país e do estrangeiro, sobretudo da vizinha Espanha, facto que confirma a internacionalização que esta mostra já conquistou em recentes edições.
O sucesso competitivo alcançado por este certame leva a Câmara Municipal de Lamego, entidade organizadora, a garantir uma nova edição já no próximo ano, uma vez que esta Exposição Canina é considerada pela crítica, pelos expositores e pelo Clube Português de Canicultura, entidade que garantiu a direção técnica, como um dos eventos do género mais importantes realizados em Portugal.
Comente este artigo