Texto Inês Silva (Alive FM)
A IX edição dos Jardins Efémeros vai realizar-se em Viseu, entre 3 e 11 de julho, no Parque Aquilino Ribeiro, para que possa cumprir as restrições impostas pela covid-19.
Para o evento estão confirmadas as presenças de Suso Saiz, referência da música eletrónica em Espanha, e de André Gonçalves, criador da marca de sintetizadores modulares ADDAC System, que estarão no Teatro Viriato para criar e apresentar o espetáculo sonoro “Música para caminhos que começam”.
Lyra Pramuk e Bendik Giske, dois artistas da música avançada europeia, também estarão nesta edição, bem como o coletivo Sereias, do Porto, que oferecerá “uma corrida contra a própria música”.
O nome indicado nas artes visuais é João Louro, que fará uma escultura de grande escala intitulada “TESSERATO”.
De forma a adaptar-se às condições pandémicas, o serviço educativo Casa dos Sonhos vai disponibilizar mais de 800 vagas, e deslocar-se às instituições educativas de forma a permitir a participação das crianças de forma segura.
A organização está ainda a disponibilizar três chamadas para as áreas das artes visuais e da música, para novos artistas, sendo o prazo para candidaturas até 18 de maio.
Os Jardins Efémeros são financiados pelo município de Viseu e pela Direção Geral das Artes, e a organização é feita pela Associação Cultural e de Desenvolvimento, Pausa Possível. Quanto à edição de 2022, espera-se que já possa ser realizada no centro histórico de Viseu.
Comente este artigo