A GNR realizou, durante o mês de abril em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”.
Ricardo Silva, Relações Públicas da GNR a nível nacional, diz que os resultados concluíram que Viseu é o distrito com mais idosos sinalizados. Com 4 113 Viseu apresenta os números mais preocupantes seguido de Guarda (3870) e Beja (3352). Lisboa fica em último lugar (972).
Ao longo da iniciativa, os militares sinalizaram os idosos que vivem sozinhos ou isolados e incentivaram a população medidas de segurança que permitam reduzir o risco de crimes.
Este ano a operação sinalizou cerca de 43 mil idosos em situações de vulnerabilidade. Desses 43 mil, quase 10 mil aparentam limitações físicas ou psicológicas.
Pela primeira vez, A GNR fez o levantamento de 600 pessoas portadoras de deficiência nas mesmas condições.
O Capitão Ricardo Silva explica que o trabalho envolve diversas entidades e que as situações de maior vulnerabilidade são denunciadas para estarem garantidas com apoio social.
A GNR vai continuar a acompanhar os idosos e as pessoas portadoras de deficiência com visitas regulares às suas residências.
De ano para ano os números têm aumentado e preocupado as entidades competentes. Em 2011… na primeira edição da operação censos seniores, havia 15 mil idosos sinalizados… passados 4 anos… registam-se mais 27 mil.
Comente este artigo