Home / Notícias / Museu Grão Vasco inaugura exposição “Identidades portuguesas – pintura de viagens”

Museu Grão Vasco inaugura exposição “Identidades portuguesas – pintura de viagens”

Obras de Silva Porto, Marques de Oliveira e José Malhoa inspiraram a exposição temporária “Identidades portuguesas – pintura de viagens”, que abre esta quinta-feira, 6 de maio, no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu.

“Identidades portuguesas – pintura de viagens” ficará patente até 26 de setembro e é a primeira de duas exposições programadas para este ano, inspiradas pela pintura de ar livre.

Segundo o Museu Nacional Grão Vasco, esta é uma “mostra da identidade portuguesa, fixada por muitos pintores e alguns escultores, numa cronologia que se estende entre 1890 e 1940”.

Construída a partir das reservas do Museu Nacional Grão Vasco, a exposição temporária apresenta cerca de 60 obras, distribuídas por quatro núcleos.

O núcleo “Construção de uma imagem” é dedicado a Silva Porto, que é considerado uma “referência fundamental na pintura portuguesa de ar livre, pela obra e pela metodologia que se multiplica pelas décadas seguintes”.

Já o núcleo “Mar português” apresenta “aspetos da vida dos pescadores, a paisagem próxima do mar e o trabalho relacionado com ele, os barcos, a pesca e as varinas”.

Em “Realismo social” são tipificados os costumes e as gentes, “criando uma versão da realidade humana relacionada com aspetos quotidianos da vida rural e urbana”.

A exposição conta ainda com um núcleo destinado a “Imagens de Viseu”, que destaca locais e costumes emblemáticos da cidade, com ruas, praças e mercados a servirem de cenário às vivências quotidianas.

O Museu Nacional Grão Vasco sublinha que “as identidades portuguesas estão refletidas em outros tantos costumes ao longo do território, do Minho ao Algarve e da serra ao mar”.

“Para estes artistas, o país foi uma fonte inesgotável de trabalho e ofereceu uma ampla e vibrante palete de cores”, realça.

O museu cita Ramalho Ortigão, para quem “os pintores contemporâneos eram na realidade os primeiros pintores nacionais depois da escola flamenco-lusitana da época de Grão Vasco”.

 

Pode ver também

Deputados do PSD de Viseu destacam investimento do Governo em 22 escolas do distrito

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viseu congratularam-se com o lançamento do concurso …

Comente este artigo