Home / Notícias / Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

Politécnico de Viseu promove encontro internacional sobre transição digital

O reforço das competências nas áreas do conhecimento, do emprego e da cidadania vai estar em destaque na quinta-feira, em Viseu, num encontro internacional sobre transição digital.

O Instituto Politécnico de Viseu foi, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a organizar este encontro, intitulado “Em Abril, digitais mil!”.

“A transição digital tem novas formas, não só em termos do ensino à distância, mas também do acesso ao conhecimento. Com o tema do conhecimento, pretendemos analisar a necessidade de não deitar fora o bebé na água do banho”, disse o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva.

O responsável lembrou que “há muitas críticas à utilização destas ferramentas em termos de processo de aquisição de conhecimentos”, mas disse que elas são “positivas e devem ser ponderadas”.

“Há muito a aproveitar, nomeadamente para uma cidade como Viseu e para um Politécnico como o nosso, porque as ferramentas digitais são uma forma de levar o conhecimento mais longe, a zonas onde o ensino superior não está ainda presente”, considerou.

O emprego é outro dos temas em destaque, até porque, como referiu João Monney Paiva, “as máquinas, como tem acontecido na história da civilização, têm como função primordial substituir o trabalho humano e aquilo que ele tem de repetitivo”.

“Isso é um efeito benéfico, temos é, mais uma vez, de ponderar e refletir sobre se não se estará a levar esse esforço, essa tendência, longe de mais”, afirmou.

No seu entender, “estas alterações têm de ser feitas pensando de que forma é que aqueles que ficarem sem posto de trabalho podem ser reconvertidos e recuperados” e ter novas oportunidades de emprego.

O presidente do Instituto Politécnico de Viseu aludiu ainda à necessidade de haver uma reflexão sobre a utilização dos meios digitais para, por exemplo, difundir notícias falsas e comentários baseados em ódio, o que causa grandes impactos na cidadania.

O encontro internacional “Em Abril, digitais mil!” decorrerá em formato virtual.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo