Home / Notícias / Os Verdes questionam limitação de visitas a doentes terminais no Hospital de Lamego

Os Verdes questionam limitação de visitas a doentes terminais no Hospital de Lamego

A deputada Mariana Silva, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo através do Ministério da Saúde, sobre os inúmeros entraves que o Hospital de Lamego tem colocado ao número de visitas a doentes em fase terminal, impedindo que muitos familiares diretos possam visitar estes doentes internados muitas vezes sem saber se será a última vez.

A situação tem gerado a indignação de muitas famílias, em particular naquelas em que o doente em fase terminal tem muitos filhos.

“Com a eclosão da pandemia em Portugal, para além suspensão de muitas consultas e cirurgias não prioritárias e de outros serviços de saúde por parte dos hospitais, foram igualmente suspensas as visitas aos doentes internados e nas urgências”, referem Os Verdes em comunicado.

Na perspetiva do doente, o afastamento aos familiares pode influenciar a sua recuperação e até mesmo agravar o estado de saúde, enquanto nos familiares esta situação gera ansiedade e preocupação, quando, em muitos casos, ficam sem obter qualquer tipo de informação sobre o estado clínico do seu ente querido, uma vez que este tipo de informação nem sempre é transmitida por telefone, lê-se no comunicado.

No passado mês de dezembro a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma orientação sobre acompanhantes e visitas nas unidades hospitalares em contexto de pandemia de COVID-19.

De acordo com a orientação da DGS, os conselhos de administração destas unidades, devem garantir o direito ao acompanhamento dos utentes e o cumprimento das medidas de prevenção e controlo de infeção e das orientações para situações específicas. Na orientação é referido que os responsáveis pelas unidades hospitalares podem igualmente avaliar a possibilidade de realização de visitas aos utentes internados e adaptar o regulamento de visitas em conformidade.

A DGS recomenda que o número de visitantes por utente internado é, salvo em situações excecionais, de uma pessoa por dia, por um período de 30 minutos, sendo, preferencialmente, sempre o mesmo visitante.

Paralelamente, a DGS estabelece também um conjunto de regras a aplicar aos visitantes, como por exemplo, não interagir com outros doentes ou visitantes, não levar quaisquer objetos pessoais, não utilizar as instalações sanitárias dos utentes, o distanciamento físico entre visitante, utente e os profissionais de saúde, o cumprimento da etiqueta respiratória, a utilização correta de máscara cirúrgica e a higienização frequente das mãos, ou seja, medidas compreensíveis para que seja possível visitar os doentes.

No documento da Direção Geral de Saúde é também referido que a aplicação de medidas restritivas de visitas ou a sua suspensão temporária podem ser determinadas mediante a avaliação da situação epidemiológica local ou regional, nomeadamente nos concelhos de risco epidemiológico extremo e muito elevado.

Com a terceira vaga da pandemia muitos hospitais acabaram por voltar a suspender as visitas, como foi o caso das unidades Chaves, Lamego e Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Conforme consta na sua página “na sequência do plano de contingência as visitas a doentes estão temporariamente suspensas excetuam-se as seguintes situações: as crianças internadas podem ter um acompanhante; o doente em fase terminal poderá ser visitado, com autorização do médico”, indicando também que “durante o período de restrição de visitas, as equipas médicas e de enfermagem transmitirão informação de forma regular ao contacto significativo, indicado pelo utente internado.”

Chegou ao conhecimento do Partido Ecologista Os Verdes que o Hospital de Lamego tem colocado inúmeros entraves ao número de visitas a doentes em fase terminal, impedindo que muitos familiares diretos possam visitar estes doentes internados muitas vezes sem saber se será a última vez. A situação tem gerado a indignação de muitas famílias, em particular naquelas em que o doente em fase terminal tem muitos filhos.

Se num ou noutro momento do pico da pandemia poderia justificar-se, eventualmente, a limitação excecional às visitas nos casos de doentes em fase terminal, com a descida do número de infeções que se tem verificado, seria compreensível, tendo em conta o estado terminal dos doentes, que os familiares diretos pudessem ter contacto com eles, mesmo que fossem adotadas medidas e regras reforçadas de forma a não comprometer o serviço, a salvaguardar outros utentes e os profissionais.

Para além de estar em causa um direito e a humanização do Serviço Nacional de Saúde trata-se da dignidade das pessoas e da vida, Os Verdes questionam o Ministério da Saúde confirma que o Hospital de Lamego está a limitar as visitas aos doentes em fase terminal, mesmo sendo por parte de familiares diretos.

Se esta limitação ocorre apenas no Hospital de Lamego ou é extensível a todas as Unidades do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E., e em que moldes decorrem as visitas aos doentes em fase terminal?

Para quando está previsto retomar as visitas ao doentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E, nos moldes orientados pela DGS, questionam Os Verdes.

 

Pode ver também

Lamego: Homem morre após ataque com arma branca

Em Lamego, um homem de 42 anos morreu na sequência de um ataque com arma …

Comente este artigo

casibom padişahbet grandpashabet grandpashabet casibom grandpashabet Matbet Güncel Giriş Matbet Giriş Matbet Matbet Güncel Giriş Matbet Giriş Matbet Matbet Güncel Giriş Matbet Giriş Matbet Matbet Güncel Giriş Matbet Giriş Matbet Matbet Güncel Giriş Matbet Giriş Matbet Betsmove Güncel Giriş Betsmove Giriş Betsmove Betsmove Güncel Giriş Betsmove Giriş Betsmove Betsmove Güncel Giriş Betsmove Giriş Betsmove Betsmove Güncel Giriş Betsmove Giriş Betsmove Betsmove Güncel Giriş Betsmove Giriş Betsmove Lunabet güncel giriş Lunabet Giriş Lunabet Lunabet güncel giriş Lunabet Giriş Lunabet Lunabet güncel giriş Lunabet Giriş Lunabet Lunabet güncel giriş Lunabet Giriş Lunabet Lunabet güncel giriş Lunabet Giriş Lunabet Holiganbet Güncel Giriş Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Güncel Giriş Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Güncel Giriş Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Güncel Giriş Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Güncel Giriş Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Giriş Holiganbet Holiganbet Giriş Holiganbet jojobet jojobet casibom casibom giriş Lunabet Giriş Lunabet güncel giriş Lunabet Lunabet Giriş Lunabet Lunabet güncel giriş jojobet holiganbet casibom grandpashabet jojobet Lunabet Giriş Lunabet agb99 Lunabet Lunabet jojobet giriş jojobet Hacklinkhub - SMART BACKLINK PLATFORM @rootlevi