Home / Notícias / Câmara de Sátão vai disponibilizar 1,1 ME para realojar famílias carenciadas

Câmara de Sátão vai disponibilizar 1,1 ME para realojar famílias carenciadas

A Câmara de Sátão homologou esta terça-feira, 16 de março, o acordo de colaboração entre o município e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, através do programa “1º Direito”.

No concelho de Sátão, a autarquia definiu a estratégia local na habitação social, salientou Paulo Santos, na cerimónia da homologação do acordo com o Governo.

Na primeira fase da implementação do programa “1º Direito” no concelho de Sátão, a autarquia vai dar prioridade às famílias de etneia cigana, com a aquisição de casas devolutas nas diferentes freguesias do concelho.

O programa prevê um investimento de 2 ME entre 2021 e 2023 e o realojamento está previsto para abril de 2024.          

Dos 2 ME destinados ao realojamento das famílias que vivem em condições habitacionais indignas no concelho de Sátão, o Governo financia 900 mil euros e os restantes 1,1 ME vão sair dos cofres do município a título de empréstimo bonificado.

O Secretário de Estado da Administração Local, Jorge Botelho, realçou a importância do programa “1º Direito” que prevê realojar famílias com fracos recursos financeiros independentemente da cor, da raça ou da religião.

Marina Gonçalves Secretária de Estado da Habitação, destacou que o programa “1º Direito” além de realojar famílias que vivem em condições habitacionais indignas, prevê ao mesmo tempo, a integração destas famílias na sociedade.

Câmara de Sátão vai adquirir casa para depois serem recuperadas e realojar famílias com fracos recursos económicos e que estão a viver em habitações com condições indignas. No total o município vai investir 1.1 ME até 2023.

 

Pode ver também

Estradas Reabertas na Serra do Montemuro

As estradas da Serra do Montemuro, no distrito de Viseu, que ficaram cortadas na tarde de terça-feira …

Comente este artigo