Home / Notícias / Município de Penalva do Castelo, foi um dos primeiros a assumir as competências na área da saúde
Francisco Carvalho presidente da CM de Penalva do Castelo

Município de Penalva do Castelo, foi um dos primeiros a assumir as competências na área da saúde

O município de Penalva do Castelo foi dos primeiros da Região Centro a assumir competências no domínio da saúde, na sequência da assinatura, esta quarta-feira, 10 de março, do auto de transferência que concretiza a descentralização.

Na cerimónia virtual, a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), Rosa Reis Marques, afirmou que “é nos territórios que se gera a doença, logo é nos territórios que se deve preveni-la”, considerando que, nessa medida, “as autarquias têm um papel primordial”.

O autarca de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, em declarações à Alive Fm, referiu que, o município sempre encontrou da parte do atual Governo, como do anterior, “disponibilidade” de se focalizar no essencial, que é “servir melhor os utentes do Serviço Nacional de Saúde, no caso os cuidados de saúde primários”, com “a vantagem da proximidade” que os municípios têm aos utentes.

O município vai receber anualmente 90 mil euros do Governo, para gerir as instalações do Centro de Saúde e salários dos funcionários, ficando o corpo clínico sob a responsabilidade do poder central.

O autarca de Penalva do Castelo, recorda que a transferência de competências na área da saúde para o município, vai apenas legalizar “uma situação que a Câmara já vinha a assumir algumas competências que eram da responsabilidade do Governo”.

O presidente da autarquia diz que, a população de Penalva do Castelo vai ganhar consideravelmente ao assumir a delegação de competências da saúde.

Francisco Carvalho diz ainda que, os utentes vão ficar melhor servidos com a gestão do Centro de Saúde sob a responsabilidade do município, que como refere o autarca, os problemas que possam vir a surgir podem ser colocados a quem está mais próximo da população.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, recorda que os município que não aceitarem a delegação de competências que o Governo quer transferir para os municípios, em várias áreas, em 2022, todos sem exceção, vão ter de assumir a descentralização dos serviços.

Penalva do Castelo integra o lote dos primeiros 20 municípios que assinaram hoje os autos de delegação de competências da administração central na área da saúde, que contempla a gestão das instalações e a gestão de algum pessoal não médico.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo