A Sociedade Filarmónica de Lalim venceu a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego numa sessão solene que decorreu na Praça Infante D. Pedro, Conde de Barcelos.
O prémio atribuído pela Câmara Municipal, numa homenagem pública, visa reconhecer a “obra dedicada, permanente e constante que tem desenvolvido desde a sua fundação, enaltecendo e honrando a cidade de Lamego, o concelho e a região”.
Embaixadora da sua freguesia, a Sociedade Filarmónica de Lalim é composta por 55 elementos, com uma forte componente de juventude, assumindo-se como uma “escola de valores de sã convivência, em que todos se unem para um fim comum: promover o desenvolvimento social da sua comunidade através da acção cultural musical”.
Desde a sua fundação, que remonta ao século XVIII, a banda distingue-se pela diversidade de estilos e qualidade de execução.
Depois da interpretação de partituras de diversos compositores num concerto que agradou ao público presente, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, entregou a distinção a José Faustino, Presidente da Direção.
Nesse momento, o autarca destacou que a Medalha de Ouro pretende enaltecer “um dos ex-libris da cultura e identidade lalinense, apostando no enriquecimento dos seus elementos e na disseminação da música filarmónica”.
É de recordar que a mais alta distinção outorgada pelo Município de Lamego já homenageou, entre outras personalidades e instituições, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego, Miguel Torga, Fernando Monteiro Amaral, D. Ximenes Belo e José Manuel Durão Barroso.
Comente este artigo