Home / Notícias / Sátão. “Acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante” diz PCP

Sátão. “Acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante” diz PCP

No âmbito de uma ação nacional, sob o lema “ Combater a Covid-19, recuperar atrasos, garantir o acesso aos cuidados de saúde” os deputados do PCP no Parlamento Europeu, promoveram hoje uma jornada dedicada à área da saúde.

No distrito de Viseu a eurodeputada Sandra Pereira, visitou o Centro de Saúde de Sátão, onde ouviu várias queixas dos utentes.

Em Sátão, o acesso aos cuidados de saúde primários é preocupante, com centenas de consultas em atraso, novas consultas não são marcadas, falta de médicos de família e assistentes técnicos e auxiliares de ação médica estão exaustos e chamadas telefónicas que muitas delas não são atendidas.

Após a pandemia, os utentes não estão a ter acesso aos cuidados primários de saúde, referiu à Alive Fm a eurodeputada do PCP, Sandra Pereira.

Sandra Pereira realça que para além da Covid-19, há doente com outras patologias às quais o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não está a dar resposta, o PCP, diz Sandra Pereira tem propostas.

O PCP defende o regresso das consultas presenciais, situação que afeta a maioria dos Centros de Saúde, incluindo o de Sátão, mais médicos de família e mais enfermeiros, esta é uma escolha política que tem de avançar no mais curto espaço de tempo referiu à Alive FM, a eurodeputada Sandra Pereira.

No Sátão o PCP ouviu que o SNS não está a responder às necessidades dos utentes que como alternativa, para quem pode, recorrem ao serviço de saúde privado.

Segundo o PCP, as dificuldades sentidas no acesso aos cuidados de saúde primários “não são de hoje e muito menos têm origem apenas na pandemia, antes resultam e em primeiro lugar, das opções de desinvestimento no SNS dos Governos do PS, PSD e CDS nos últimos anos”.

 

Pode ver também

Encerramento do ano letivo da Universidade Sénior de  Sátão teve casa cheia

Decorreu no dia 21 de junho de 2026, no Cineteatro Municipal de Sátão, o Encerramento …

Comente este artigo