Home / Notícias / Barragem da Aguieira com sinais de poluição, denuncia Bloco de Esquerda

Barragem da Aguieira com sinais de poluição, denuncia Bloco de Esquerda

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE), recebeu várias denúncias, que na semana, com mais intensidade na passada segunda-feira, “tem aparecido muita espuma em plena barragem da Aguieira, junto à foz do rio Dão, onde se junta com o rio Mondego”.

Segundo comunicado o BE, “esta situação já não é a primeira vez que acontece e as autoridades competentes, anteriormente, já tinham investigado o alegado foco de poluição”.

O local, é uma zona de banhos, de lazer e desportos náuticos situada junto à foz do rio Dão. 

A situação já foi investigada e denunciada anteriormente, realça o BE de Viseu, com a deslocação das autoridades, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Câmara Municipal de Mortágua, à possível origem do foco de poluição, que pode estar numa unidade hoteleira.

A barragem da Aguieira, localizada no rio Mondego, no limite entre o município de Penacova e o município de Mortágua, foi construída em 1981 com o objetivo de produção de energia hidroelétrica, mas com o tempo acabou também para servir para captação de água para consumo humano da região de Coimbra.

A albufeira da barragem da Aguieira, classificada como albufeira de águas públicas protegida, integra-se também no esquema de aproveitamento hidroagrícola do Baixo Mondego.

O Bloco, em comunicado, refere que, ao longo dos anos tem lutado pela preservação e conservação dos rios e ribeiras do distrito de Viseu, com denúncias junto das autoridades competentes com o objetivo da resolução dos focos de poluição nos circuitos de água, que afeta a saúde pública, a fauna e a flora da região.

O alegado foco de poluição na barragem da Aguieira, segundo o BE, também foi participado à GNR de Mortágua, ao SEPNA de Santa Comba Dão e a Agência Portuguesa do Ambiente. 

Este é mais um caso de poluição na região que se junta aos já denunciados pelo Bloco na ribeira de Dardavaz, no rio Criz, no rio Dão e nos seus afluentes, lê-se no comunicado.

 

Pode ver também

VISTA ALEGRE JUNTA-SE ÀS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Criada para comemorar os 50 anos do 25 Abril, a peça Nova Vida celebra o …

Comente este artigo