Home / Notícias / Incêndios – Viseu: Exército e Marinha reforçam vigilância na prevenção dos fogos florestais

Incêndios – Viseu: Exército e Marinha reforçam vigilância na prevenção dos fogos florestais

O Exército e a Marinha vão reforçar os contingentes no terreno, totalizando 260 militares, entre esta quarta e sexta-feira para vigiar e prevenir fogos florestais devido à manutenção do risco elevado de incêndios.

Segundo comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), 16 patrulhas (12 do Exército e quatro da Marinha), compostas por 144 elementos vão ser distribuídas pelo território continental em nove distritos: Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Porto, Portalegre, Santarém, Viseu e Vila Real.

“Este reforço, que se prevê estender-se até ao próximo dia 31 de julho, surge no seguimento do pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ao EMGFA, com o objetivo de incrementar as ações de prevenção um pouco por todo o país”, lê-se no texto.

Os 144 militares vão juntar-se aos 116 que já estão em funções, no âmbito do Protocolo Faunos, em apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Em Oleiros, mantêm-se duas máquinas de rasto com uma tripulação de quatro militares cada, em apoio aos trabalhos decorrentes do incêndio que deflagrou no sábado na quela zona.

“A Força Aérea, em apoio à Guarda Nacional Republicana (GNR), empenhou uma aeronave P-3C CUP+, com uma tripulação de 10 elementos, desde segunda-feira e até ao final do dia de hoje para a realização de ações de patrulhamento e fiscalização. Os voos têm especial incidência nos locais sinalizados como de risco muito elevado de incêndio”, ainda segundo o EMGFA.

Entre sábado e segunda-feira, cerca de 300 militares do Exército e da Marinha já estiveram no terreno.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo