Home / Notícias / Cinfães integra rota das montanhas “mágicas” Cycling & Walking

Cinfães integra rota das montanhas “mágicas” Cycling & Walking

Aos primeiros 52km de percursos pedestres implementados no Vale do Bestança em 2014, acrescentou-se em 2018 mais 56km, alargando a rede para o Vale do Cabrum, para a Serra do Montemuro e para o Vale do Ardena.

Nos percursos cicláveis, nos últimos anos, passou-se para 302 Km de percursos cicláveis (dos quais 122 km sinalizados) do Centro de BTT do Montemuro, com infraestruturas e percursos também no concelho de Resende, numa parceria com o Município de Resende e a Dolmen.

Agora, a rede aumenta com mais uma candidatura, em consórcio com a Adrimag e os municípios integrantes das Montanhas Mágicas, estabelecendo a ligação com outros destinos. Com a implementação da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking, chegamos ao Vale do Paiva e ficamos com uma das melhores redes cicláveis e pedestres da Europa.

A Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking é um percurso circular, com 230km de distância, que une os 7 municípios das Montanhas Mágicas, sendo possível percorrê-lo a pé (GR – Grande Rota Pedestre), ou em bicicleta de BTT/gravel (GT – Grande Travessia).

O Projeto da GR/GT das Montanhas Mágicas, promovido pela ADRIMAG, conta com o envolvimento de parceiros nacionais, regionais e locais, nomeadamente as 7 Câmaras Municipais do território – Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, a UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo, a FCMP – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Turismo Centro de Portugal, e tem como principais objetivos:

– Tornar as Montanhas Mágicas® um destino de excelência no contexto da oferta de cycling & walking em Portugal, dotando o território das condições necessárias à prática destas modalidades no contexto desportivo, recreativo e de lazer, de forma ambientalmente responsável e economicamente viável;

– Promover a união dos 7 municípios do território, em torno de um projeto comum, que contribuirá para reforçar e consolidar a marca turística territorial “Montanhas Mágicas”.

O Projeto de Execução foi recentemente concluído pela A2Z, com o acompanhamento da ADRIMAG e dos 7 Municípios envolvidos, sendo que o passo seguinte é a instalação da sinalética.

Esta GR/GT explora vários pontos de interesse naturais e culturais da região, nomeadamente os pontos da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, as áreas classificadas (Rede Natura 2000 e Arouca Geopark Mundial da UNESCO), bem como outros pontos de interesse natural e cultural do território. Atravessa diversas aldeias e vilas que servirão de pontos de apoio aos utilizadores promovendo, em simultâneo, a aproximação à comunidade local.

As serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, bem como os vales dos rios Paiva, Vouga, Douro e Bestança são o palco desta GR e os elementos que mais contribuem para que este seja um projeto diferenciador, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Turismo de Natureza na região.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo