Home / Notícias / Reconhecida a Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos e delegados poderes de gestão

Reconhecida a Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos e delegados poderes de gestão

A Câmara de Viseu e a Direção-Geral do Património Cultural assinam, ontem um protocolo de cooperação, que visa a criação da Reserva Municipal de Materiais Arqueológicos no Polo Arqueológico de Viseu.

Esta reserva vai reunir o espólio resultante de trabalhos arqueológicos realizados e a realizar na área do concelho de Viseu, quer sejam promovidos pela autarquia, quer por outras entidades ou investigadores.

Jorge Sobrado vereador da Cultura na Câmara de Viseu, realçou que todo o espólio vai ficar disponível não só para a comunidade científica mas também a toda a população.

O protocolo de cooperação assinado entre a Câmara de Viseu e a Direção-Geral do Património Cultural, prevê que todos os achados arqueológicos com interesse nacional, fiquem na posse da autarquia, salientou Bernardo Alabaça diretor-geral do Património Cultural.

O autarca de Viseu, Almeida Henriques, diz que o protocolo “é estruturante na política de salvaguarda e valorização patrimonial de uma cidade com 2.500 anos”.

A reserva arqueológica municipal tem como missão “promover a investigação e a divulgação dos materiais arqueológicos e desenvolver no Polo Arqueológico de Viseu iniciativas de sensibilização para a importância do património cultural referiu Graça Fonseca ministra da Cultura.

O património cultural deve ser preservado e protegido, mas nunca reserva-lo da divulgação junto da sociedade, em particular das gerações futuras, referiu a ministra da Cultura.

A reserva arqueológica municipal tem como missão promover a investigação e a divulgação dos materiais arqueológicos e desenvolver no Polo Arqueológico de Viseu iniciativas de sensibilização para a importância do património cultural, em particular do arqueológico.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo