Dia 18 de maio (segunda-feira), é esperado o regresso às aulas dos alunos do 11.º e 12.º ano com exames nacionais. A reabertura das creches, está também prevista para este mesmo dia, é uma das medidas no programa do governo de regresso faseado à atividade que mais dúvidas e ansiedade está criar aos pais e docentes.
Para este regresso a DGS (Direção Geral da Saúde) estabelece as seguinte regras:
.A cada grupo de alunos vai ser atribuída uma zona da escola e cada sala de aula deve ser usada pelo mesmo grupo de estudantes, para impedir a contaminação por Covid-19.
.Dentro e fora das salas de aulas tem que ser garantido o distanciamento físico, entre 1,5 a dois metros, as secretárias deverão ser colocadas o mais possível junto das paredes e janelas, evitando que os alunos fiquem de frente uns para os outros.
.Os espaços interiores usados pelos alunos devem ser ventilados, de preferência abrindo janelas e portas. Caso seja usado ar condicionado, deve optar-se pelo modo de extração e nunca pelo de recirculação do ar.
.Os espaços não necessários à atividade letiva, como bares, salas de apoio e salas de convívio de alunos e outros, devem ser fechados, a desinfeção de superfícies é obrigatória, no sentido de evitar a transmissão do novo coronavírus.
.O plano de higienização de cada escola deve definir o que se limpa, os produtos utilizados e quem é que procede à limpeza, o qual deve ser do conhecimento dos profissionais envolvidos e afixado em local visível.”
.Se algum caso suspeito for identificado na escola, deve ser encaminhado para a área de isolamento que as escolas devem ter e deve ser contactada a linha Saúde 24.
Comente este artigo