Home / Notícias / Novo livro sobre Monumentos e Memoriais Viseenses disponível online

Novo livro sobre Monumentos e Memoriais Viseenses disponível online

Sendo um dos projectos integrados na programação nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2020, está disponível online, a partir deste sábado, dia 18 de Abril, o projecto “Neo-Topografia Gráfica e descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses”.

Concebido também como base de dados de elementos de/para Espaço Público, existentes na cidade de Viseu, contempla uma recolha informativa e gráfica do que vulgarmente se toma como Monumento ou Memorial. Também é possível obter as Pranchas Gráficas criadas e os Recortes, estes orientados para o público infanto-juvenil.

Como corolário do projecto, está disponível para leitura e download gratuito, o livro  “Neo-Topografia Gráfica e descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses” (Coord. de Rui Macário Ribeiro & Luís Belo), que apresenta um conjunto de visões e possíveis caminhos por entre a Arte Pública viseense. Para lá dos coordenadores, o livro conta com os contributos de alguns dos autores que mais se têm destacado na produção da temática – como José Guilherme Abreu (Católica – Porto / R3iAP), Laura Castro (Católica – Porto / R3iAP), José Cirillo (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil), e Ruben Marques (CMT)  – que integraram a equipa e assim observaram, pensaram e produziram sobre a realidade viseense, em mais um passo para o conhecimento e aumento da visibilidade do que existe e se faz localmente.

Ao longo desta primeira fase, foram seleccionados e registados mais de 80 elementos de/para Espaço Público viseense, distribuídos por 14 tipologias, tendo-se “descoberto” obras da escultora Irene Vilar, de Pedro Calapez, e Fernando Conduto, apenas para referir alguns exemplos.

Para aceder aos materiais e ao conteúdo do projecto, disponibiliza-se o link: https://neotopografia.projectopatrimonio.com/

“Neo-Topografia Gráfica e Descritiva de Monumentos e Memoriais Viseenses”  foi um dos projectos que obteve financiamento da linha “Criar” do programa municipal de apoio Viseu Cultura 2019. Como projecto colaborativo, é possível aos interessados que o desejem, partilhar imagens e/ou informações quanto a obras que se enquadrem na temática, já registadas ou a registar (contacto através do e-mail disponível no site).

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo