A câmara de Penalva do Castelo avançou com a recuperação de vários açudes no concelho para colmatar a falta de água na rede pública de abastecimento, em anos de seca.
Francisco Carvalho, presidente da autarquia, em declaração à Alive Fm, diz que as abras dos açudes, permitem o abastecimento de água ao concelho 12 meses consecutivos em períodos de seca, sem que seja necessário recorrem à barragem de Fagilde.
Carvalho_1
Além da recuperação dos açudes, a câmara de Penalva do Castelo vai construir uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no rio Coja, com o objetivo de cobrir todo o concelho com água da rede pública de abastecimento.
Rm
O município de Penalva do Castelo tem sensibilizado a população para a problemática da escassez de água nos recursos naturais e com a preocupação dos consumidores e o esforço que a autarquia tem feito para aumentar as reservas de água, o concelho de Penalva do Castelo, diz o autarca Francisco Carvalho, está hoje mais preparado para fazer face aos períodos de seca.
Rm
Francisco Carvalho diz que a autarquia tem feito um trabalho de sensibilização no terreno junto dos consumidores, para que utilizem a água da rede pública de abastecimento, apenas para consumo doméstico.
O autarca diz que em caso de prevaricação do uso indevido de água tratada, as coimas são pesadas.
Rm
Após as obras de recuperação dos açudes dos rios que atravessam o concelho, Penalva do Castelo tem agora reservas de água para 12 meses em caso de períodos alongados de seca, sem que seja necessário recorrer à barragem de Fagilde.
Comente este artigo