Home / Notícias / Lamego acolhe nova entidade que vai gerir sistemas de água

Lamego acolhe nova entidade que vai gerir sistemas de água

A cidade de Lamego vai acolher a sede da nova entidade intermunicipal, criada esta semana, com o objetivo de explorar e gerir os sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água e de drenagem e tratamento de águas residuais.

O edifício da antiga Escola Primária Nº1, em frente à Escola Secundária de Latino Coelho, receberá as instalações da associação “Águas do Douro Sul” que passará a ser responsável pela gestão da distribuição da água em baixa e também do saneamento básico de 10 municípios da região.

Integram a nova entidade os concelhos de Lamego, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, no distrito de Viseu, bem como o concelho de Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.

Os associados acordaram na convergência tarifária nos próximos cinco anos e que será criado, pelo menos, um posto de atendimento no território de cada um dos municípios associados. Como é o concelho mais populoso, Lamego terá a maior quota (19%) de unidades de participação da nova entidade constituída pela Associação de Municípios do Vale do Douro Sul.

“A criação da “Águas do Douro Sul” permitirá a apresentação de candidaturas destinadas ao Ciclo Urbano da Água e a obtenção de financiamento comunitário. Além disso, está prevista a melhoria da qualidade do serviço prestado em consequência dos ganhos de eficiência decorrentes desta agregação”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo