Home / Notícias / BE denuncia que habitantes de Penajóia em Lamego não têm acesso à rede pública de água

BE denuncia que habitantes de Penajóia em Lamego não têm acesso à rede pública de água

Penajóia, freguesia de Sampaio, continua sem acesso à rede pública de abastecimento de água, sendo que a alternativa, artesanal e improvisada, que permite que a população  utilize água nas suas tarefas diárias provém de uma fonte não controlada, denuncia em comunicado o Bloco de Esquerda de Viseu.

Bloco de Esquerda visitou novamente o local, e constatou que as duas dezenas de habitantes continuam sem acesso a água potável.

Ao dispor da população estão  três fontanários públicos abastecidos por um reservatório de água no qual se encontra afixado um aviso de “ÁGUA NÃO CONTROLADA”.

O BE e segundo a população local, o reservatório é abastecido por uma mina, em que nos dias de chuvas mais intensa a água apresenta resíduos de terra e outros detritos.

A alternativa passa por recolher água numa fonte existente na povoação, de origem desconhecida, bem como a qualidade da água, refere o comunicado dos bloquistas.

A maioria das habitações dispõem de um reservatório em plástico, que as pessoas abastecem diretamente dos fontanários com recurso a mangueiras e que serve de armazenamento de água para consumo. 

O BE diz ainda que esta situação arrasta-se há vários anos, ao longo dos quais têm vindo a contactar a Junta de Freguesia local e a Câmara Municipal, sem que seja apontado um prazo para resolução do problema.

Entre relatos ouvidos pelo BE, maioritariamente por reações e infecções com diferentes gravidades, um dos habitantes locais afirma que sofre lesões na pele  e que é obrigado a uma utilização constante de cremes para ajudar a resolver a situação. 

O bloquistas dizem “não compreende a situação que se verifica na povoação de Sampaio, que se arrasta no tempo e sem solução à vista.

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda em comunicado diz que irá pedir esclarecimentos à Junta de Freguesia da Penajóia e à Câmara de Lamego.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo