Home / Notícias / Presidente de Moçambique recebe “chave da cidade” de Viseu

Presidente de Moçambique recebe “chave da cidade” de Viseu

O chefe de Estado de Moçambique recebe esta sexta-feira, 5 de julho, das mãos do presidente da Câmara de Viseu, a “Chave da Cidade”, pelas relações económicas e culturais entre a região e aquele país africano.

O autarca de Viseu, Almeida Henriques, diz que “é uma honra poder receber o Presidente da República de Moçambique no decorrer de uma visita oficial a Portugal e por ter o prazer de lhe entregar a chave da cidade, que é uma distinção que, até hoje, só por duas vezes é que foi atribuída”.

Segundo Almeida Henriques, até hoje só receberam a chave da cidade de Viseu, o ex-Presidente português Mário Soares e o ex- primeiro-ministro da Costa do Marfim, que governou o país africano entre 2012 e 2017, e com quem Viseu “tem uma relação económica. 

O autarca considerou que esta deslocação de chefe de Estado de Moçambique à cidade revela “o grande elo de ligação que existe entre a região e Moçambique”, tanto do ponto de vista económico, como cultural.

Viseu tem também um projeto cultural ligado aquele país africano, que envolve crianças carenciadas no ensino de música clássica, com a colaboração do Conservatório Regional de Música Azeredo Perdigão.

Almeida Henriques lembrou também que Viseu está “muito envolvida” com duas cidades moçambicanas: Matola, a qual é geminada desde 2011, e Maputo, a capital, com que “tem uma pré-geminação”.

O autarca manifestou à Lusa a sua satisfação com esta visita, uma vez que passou a sua infância neste país africano.

O chefe de Estado de Moçambique, cumpre uma visita de Estado a convite do seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo