O Dia Nacional da Gastronomia, que apresenta a exposição “O que se come, o que se bebe”, em Viseu, coloca no prato obras de criadores de arte de rua, vai organizar um jantar solidário, referiu em comunicado a organização.
O que se come, o que se bebe’ é uma exposição que conta, com Tamara Alves, um dos grandes nomes da ‘street art’ (arte de rua) de Portugal e Jean Michel Maciel, que vai iniciar no evento a apresentação de uma exposição ‘showcooking’, com máquinas ligadas ao receituário”, adianta um dos responsáveis pela organização.
Paulo Amado, da Edições A Gosto, acrescentou que a esta exposição se juntam “o chef Nuno Castro, que apresenta uma peça de ‘street art’ e um prato que se relacionam”, e também “há o trabalho dos alunos das escolas de hotelaria”, que estão presentes nesta iniciativa.
Esta quarta edição, depois de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Aveiro, conta ainda com outro feito inédito, contou a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cadaval, que apresentou o programa do fim de semana de 08 e 09 de junho.
Durante os dois dias, haverá também “demonstrações de cozinha e pastelaria por parte das confrarias, apresentação de livros sobre a temática, conversas em torno da gastronomia e as confrarias vão ter mostras de produtos regionais e dar a conhecer as receitas em contexto regional e o que de melhor se faz” em Portugal.
Na noite de dia 08, no Solar do Vinho do Dão, onde decorre o evento, haverá um “jantar solidário” a favor da associação dos autistas de Viseu e que conta com o contributo da Confraria de Almeirim que tem na ementa a Sopa da Pedra.
Comente este artigo