Home / Notícias / Festival de Street Art de Viseu vai criar 15 novas paisagens artísticas

Festival de Street Art de Viseu vai criar 15 novas paisagens artísticas

O concelho de Viseu vai ficar com 15 novas paisagens artísticas, inspiradas na temática da gastronomia, durante a quinta edição do Festival de Street Art Tons da Primavera, que decorrerá de 09 a 12 de maio.

Aquela que será a sua quinta edição, o Festival de Street Art renova a aposta em artistas internacionais.

Segundo Jorge Sobrado, o artista plástico cabo-verdiano Tutu Sousa e o brasileiro UTOPIA estarão também presentes, juntando-se aos portugueses HAZUL, REGG, Pedro Raposo Mendes, Oker & Asno, GLAM e a Draw & Contra.

Esta dupla vai executar um grande mural de tributo a Dom Zeferino, considerado o maior nome da gastronomia viseense no século XX.

O vereador da cultura na camara de Viseu, salientou que a quinta edição do Festival de Street Art terá também uma forte presença de artistas de Viseu, como Rosália Marques, Rosário Pinheiro, YOUTHONE, Luís Daniel e o coletivo Ergo Bandits.

Além da pintura mural, haverá “uma grande exposição de fotografia, a céu aberto, nos varandins, nas janelas, nas passagens entre casas” do centro histórico, dedicada ao tema da gastronomia e dos produtos da terra, da autoria do fotógrafo Pedro Raposo Mendes, que está a fazer uma residência em Viseu.

“A pintura mural é a arte maior do festival, mas, além da fotografia, vai ter também escultura pública”, avançou o vereador.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, destacou o facto de, mais uma vez, o festival estar também presente nas freguesias periurbanas e rurais, como Orgens, Campo, Repeses e São Salvador, Fragosela, Abraveses, São Cipriano e Vil de Souto.

Após este festival, o concelho de Viseu ficará com um roteiro de ‘street art’ que inclui 60 locais a visitar.

Para o curador artístico do festival, Frederico Campos  esta é “a edição do ‘mais'”: “com mais intervenções, mais artistas, mais estrangeiros, mais artistas locais, mais mulheres, mais suportes e técnicas diferentes”, sublinhou.

Durante o festival, o Mercado 2 de Maio acolherá concertos, espetáculos, oficinas para todas as idades, ‘street food’ e artesanato da região.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo