Home / Notícias / Câmara de Viseu aumentou valor das transferências para as freguesias
Almeida Henriques presidente da CM de Viseu

Câmara de Viseu aumentou valor das transferências para as freguesias

A Câmara de Viseu aprovou uma transferência de mais de 1,2 milhões de euros para as freguesias, o que representa um acréscimo de 115 mil euros no contrato de delegação de competências relativamente a 2018.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Câmara, Almeida Henriques (PSD) disse que se trata do “maior contrato de delegação de competências que alguma vez o município aprovou”.

Segundo o autarca, é feita uma “delegação total de competências” para 24 freguesias, sendo que, “no caso da freguesia de Viseu, há um aproveitamento de sinergias e só em Marzovelos, junto ao pavilhão do Inatel, à Avenida Cidade de Aveiro e à Rua Heróis do Lusitanos, é que a junta de freguesia assumirá a responsabilidade, designadamente no domínio da jardinagem”.

Nos restantes locais desta freguesia, a responsabilidade será da Câmara.

O autarca de Viseu diz que o objetivo passa por um lado, potenciar, através dos contratos-programa, as obras e, por outro, fazer o trabalho através da delegação de competências”.

A delegação de competências prevê a manutenção de espaços verdes, limpeza de vias, espaços públicos, sarjetas e sumidouros. As freguesias ficam ainda responsáveis pela manutenção de espaços envolventes a estabelecimentos do pré-escolar e do primeiro ciclo, assim como por pequenas reparações nesses espaços de ensino.

A gestão e reparação de equipamentos desportivos e percursos pedestres e a colocação de placas de toponímia estão também previstas.

Os vereadores do PS concordaram com a delegação de competências, mas defenderam que “o executivo tem de fazer muito mais em prol das freguesias”.

O socialista Pedro Baila Antunes afirmou que o executivo deve ter “uma atuação mais proativa, mais próxima, nas freguesias do concelho”, que considera que “continuam esquecidas pelo Rossio”.

Segundo Almeida Henriques, “só nos últimos seis meses foram concluídas e inauguradas 42 obras nas freguesias, no valor de 2,6 milhões de euros”.

Na opinião do autarca de Viseu, este investimento “contraria claramente alguma vontade que, às vezes, a oposição tenta fazer passar para a opinião pública uma imagem negativa sobre o trabalho” que o executivo tem feito nas freguesias.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo