A Câmara de Viseu aprovou a participação na iniciativa Viseu Tech Coopete, que pretende fixar 200 quadros especializados em tecnologia.
O autarca de Viseu Almeida Henriques, realçou que “Da mesma forma que no âmbito do Viseu Investe o município apoiou a instalação das empresas no concelho, o objetivo passa agora por apoiar o seu crescimento, atração de novos quadros e criação de novas oportunidades para os jovens de Viseu e da região.
Estas empresas são a Bizdirect, a Critical Software e a Softinsa/IBM que, nos últimos dois anos e meio, “fixaram na região 250 engenheiros”.
Desafiada por estas três empresas, o município participa agora na iniciativa Tech Coopete, que nasce com o objetivo de atrair, até 2020, mais 200 profissionais na área das tecnologias.
Neste sentido, Almeida Henriques disse que terão de “tentar aliciar outros jovens” de fora do concelho, tendo o município aprovado “a criação da figura de um provedor de acolhimento que assegurará a interlocução e apoio à instalação em Viseu dos novos quadros e respetivas famílias” para estas empresas e outras”.
“No memorando de entendimento, a assinar entre as partes, o município assume incentivos à fixação e requalificação dos quadros com a atribuição de bolsas nos domínios da requalificação tecnológica, em programas de formação e apoio à instalação”, salientou o autarca de Viseu Almeida Henriques.
Comente este artigo