Home / Notícias / Casas de familiares continuam a ser “lar” de muitas famílias após incêndios de outubro de 2017

Casas de familiares continuam a ser “lar” de muitas famílias após incêndios de outubro de 2017

Casas de familiares, arrendadas ou cedidas e Instituições Particulares de Solidariedade Social continuam hoje a ser o lar de muitas famílias que, em vários concelhos do distrito de Viseu, foram afetadas pelos incêndios ocorridos há um ano.

A reconstrução das casas de primeira habitação que as chamas destruíram está a fazer-se a ritmos diferentes nos vários concelhos.

No concelho de Santa Comba Dão, tinham sido afetadas 147 casas de primeira habitação.

Fonte da autarquia disse à agência Lusa que, até ao momento, foram reconstruídas 39 casas e que decorrem obras em mais 62, havendo a esperança de que seja cumprida a previsão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro de que todas estejam prontas até ao final deste ano.

No vizinho concelho de Tondela, no que respeita a primeiras habitações, “foram submetidos 172 processos”, tendo sido validados “62 com apoio inferior a 25 mil euros cada”.

Segundo a autarquia, foram ainda “integradas 94 no concurso da CCDR Centro de reconstrução total ou grandes reparações”.

“Neste momento, já estão intervencionadas 32 habitações de montante inferior a 25 mil euros” cada, referiu.

No que respeita às restantes, de montante superior a 25 mil euros, da empreitada da CCDRC, mais de 50 estão em construção.

No concelho de Vouzela, as chamas atingiram 46 casas de primeira habitação.

Segundo a autarquia, “seis casas estão concluídas (reconstruções totais ou parciais) e 39 em reconstrução”.

No concelho de Oliveira de Frades, foram afetadas 49 casas de primeira habitação, das quais sete estão reconstruídas e as famílias já foram realojadas, de acordo com a autarquia.

“Uma pequena parte das casas que se encontram, neste momento, em obras, terá a sua conclusão ainda em 2018. As restantes serão concluídas durante o primeiro semestre de 2019”, acrescentou a autarquia de Oliveira de Frades.

Além das casas de primeira habitação, foram atingidas pelas chamas muitas outras de segunda habitação, devolutas ou que não eram habitadas: 96 em Santa Comba Dão, cerca de duas centenas em Tondela, 111 em Vouzela e meia centena em Oliveira de Frades.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo