Apesar de características únicas a denominada castanha martaínha dos soutos da Lapa tem sido atingida pela praga da vespa da galha do castanheiro, praga que tem vindo a afetar a produção da castanha com efeito na economia local.
O concelho de Sernancelhe movimenta localmente cerca de 4 milhões de euros na produção da castanha e exporta três vezes mais, são 12 milhões para vários países em todo o mundo.
Para minimizar os efeitos da praga na produção, autarquia local tem vindo a promover o combate em parceria com as associações e Ministério da agricultura salientou à Alive Fm Armando Mateus, vereador do município de Sernancelhe.
Os resultados da campanha biológica contra a praga da vespa da galha do castanheiro, diz Armando Mateus, só vai ser visível dentro de 4 a 5 anos.
Nos soutos da Lapa a praga da vespa da galha do castanheiro ainda está numa fase inicial, em Sernancelhe não afetou a produção da castanha realça o vereador do município Armando Mateus.
A pouca chuva dos últimos dias não tem favorecido a maturação da castanha que este ano atrasou cerca de duas semanas.
A câmara de Sernancelhe, tem promovido várias ações de combate à praga da vespa da galha do castanheiro nos soutos da Lapa com características únicas para a denominada castanha martínha.
Só dentro de 4 a 5 anos vão ser vistos os resultados da luta biológica para minimizar os efeitos da praga.
Comente este artigo