Home / Notícias / Nelas: Conferência “Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”

Nelas: Conferência “Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”

Numa organização da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH) decorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na Casa dos Condes de Santar e Magalhães, a conferência “Os Jardins Históricos nas Rotas Turísticas”.

Borges da Silva, presidente da Câmara Municipal de Nelas, mostra-se orgulhoso por receber esta conferência numa altura em que em Santar se fazem grandes investimentos ligados ao património e aos jardins, como o projeto Santar Vila Jardim.

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, reafirmou a aposta da estratégia do Turismo do Centro na dinamização de Santar como destino turístico potenciador dos restantes destinos da região, deixando o desafio, face à estrutura empresarial que está a ser criada em Santar com o projeto Santar Vila Jardim e também a candidatura de um investimento do Boutique Hotel na Casa das Fidalgas, para realização anual de uma conferência de jardins históricos na região centro, atendendo à riqueza existente a esse nível, fidelizando os turistas a este mercado especial.

A edição deste ano da conferência tem como tema “Os Jardins Históricos nas Rotas Turísticas” surge numa parceria entre a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, uma associação criada em 2003 e dedicada ao conhecimento, divulgação, conservação e valorização de jardins, parques, quintas e sítios históricos e os proprietários da Casa dos Condes de Santar e Magalhães, por sua vez impulsionadores do projeto Santar Vila Jardim.

“Com esta conferência sobre Jardins Históricos podemos estar a criar um produto turístico que vai além daquilo que são os produtos turísticos convencionais. Um produto que tem muito a ver com os desafios que estão colocados ao país, e a nós enquanto região: um produto turístico mais perene, que está para além dos imediatismos. Esta conferência pode ser um pontapé de saída para esse produto”, sublinhou, por sua vez, Pedro Machado.

A conferência é antecedida por uma ação de sensibilização destinada aos proprietários e gestores de jardins históricos públicos e privados. Serão abordados assuntos como “O Jardim em Portugal”, “Jardim Histórico Enquanto Património” e “Gestão e Manutenção de Jardins Históricos”.

Haverá também um passeio pelo jardim barroco, de finais do século XVII e do século XVIII, conduzido pelos proprietários da Casa dos Condes de Santar e Magalhães e uma prova de vinhos e um jantar de confraternização.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo