Home / Notícias / Viseu: 1ª Marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo

Viseu: 1ª Marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo

A primeira marcha pelos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI) de Viseu realiza-se este domingo após 13 anos da cidade ter sido notícia devido à existência de episódios de homofobia.

“Já marchavas” primeira marcha pelos direitos, tem como lema “pela liberdade no amor e autodeterminação de género”, reúne “pessoas com diferentes histórias de vida, orientações sexuais, características sexuais, identidades e expressões de género”, referiu à Alive Fm Carlos Couto um dos membros organizadores da marcha.

A organização da marcha recorda que, “em 2005, ocorreu em Viseu a primeira manifestação nacional contra a homofobia”, denominada Stop Homofobia.

“Na memória, guardam os tristes acontecimentos que levaram à organização da mesma. Foram tempos de reação à violência homofóbica extrema”, afirma Carlos Couto

Agora, o objetivo é marchar “pelo presente e futuro, unindo a vontade de quem é proativo na defesa de direitos básicos do ser humano, na tentativa de eliminar a violência e a exclusão” Carlos Couto diz que Viseu precisa de uma iniciativa do género.

A organização diz que a iniciativa está aberta a todos, até porque como diz, Carlos Couto, esta é uma marcha pacífica em defesa dos direitos humanos.

Este domingo, os participantes vão marchar “pela diversidade de ser e amar e lutar porque entende a organização, que todos os seres humanos devem ser respeitados na sua liberdade, porque uma sociedade que não imponha identidades ou papéis sociais é uma sociedade mais justa”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo