“Viseu Estrela à Mesa” estreia-se no Rossio e reúne Chefs conceituados e “Estrela Michelin”. Há vindimas nas Quintas e grandes concertos com Ana Bacalhau e Tiago Nacarato de 20 a 23 de setembro.
Batizado como “Viseu Estrela à Mesa”, este festival será o novo evento-âncora da Festa das Vindimas e irá garantir 45 experiências gastronómicas no Rossio, a praça central da cidade que, ao longo de três noites, de quinta-feira a sábado, se transformará num restaurante gourmet a céu aberto.
Dez conceituados Chefs de cozinha garantem a assinatura desta ementa temática, para a qual foram eleitos 10 ingredientes-estrela da região, entre os quais a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, a broa de Vildemoinhos, os míscaros ou as feijocas. Uma fusão de sabores típicos, reinterpretados com toque de “mestre”, que terão por companhia os vinhos do Dão.
O Chef Pascal Aussignac é já uma das presenças confirmadas. Especialista na cozinha da região francesa de Gascogne, é proprietário do famoso restaurante “Club Gascon”, em Londres, este detentor de uma “ Estrela Michelin” desde 2012. Outro dos rostos que se associa a esta iniciativa é o Chef Louis Anjos, à frente do restaurante “Bon Bon”, no Algarve, recentemente galardoado com uma “Estrela Michelin”.
Diogo Rocha, embaixador de Viseu na área da gastronomia e Chefe no restaurante “Mesa de Lemos”, assume a curadoria do “Viseu Estrela à Mesa” e integra o leque de “estrelas” à frente da cozinha.
Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “nesta quinta edição, o evento traz uma mais-valia associada, com a inclusão de um festival âncora que casa na perfeição o nosso vinho do Dão com a excelência dos nossos produtos gastronómicos”.
“Reforçámos as marcas da portugalidade e identidade de Viseu. Nesta edição da Festa das Vindimas, criámos uma nova rampa de lançamento da gastronomia de Viseu e dos nossos talentos à mesa”, sublinha Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo.
Ao longo de quatro dias, a Festa das Vindimas oferece um “cesto” recheado de experiências únicas e, a par da gastronomia, a música, a fotografia e as visitas às quintas do Dão são já propostas consolidadas na programação.
Pelo quinto ano consecutivo, 11 quintas do Dão, aderentes ao evento, abrem as portas das suas adegas e territórios vinhateiros para acolher famílias, amigos e wine lovers em experiências reais de vindimas e/ou pisa, mas também de visita e provas de vinhos.
E se o mundo rural promete pôr à prova os sentidos e a mestria da vindima, no Centro Histórico da cidade a programação garante grandes concertos, de entrada gratuita, com vozes nacionais, talentos de Viseu e espetáculos que celebram a identidade e o “folk”. “Também no plano cultura, a Festa das Vindimas de Viseu dá cartas”, acrescenta Jorge Sobrado.
Depois de uma atuação com os “Deolinda”, em 2015, Ana Bacalhau regressa à cidade-jardim, desta vez para uma estreia a solo, com o seu mais recente projeto “Nome Próprio”. O concerto terá lugar no dia 22 (sábado), pelas 22 horas, no Adro da Sé.
No Dia do Município, a 21 de setembro, é Tiago Nacarato (22H30, Largo Pintor Gata) e Moullinex (24H00, Fonte das 3 Bicas) os artistas que garantem a animação musical em palco. Nacarato é um cantautor portuense, com raízes na música brasileira, que participou na edição de 2017 do “The Voice” Portugal; já Moullinex é um artista da “casa”, que nesta noite trará a palco o seu projeto #eletrofolk, especialmente concebido no âmbito da “Cidade Europeia do Folclore”.
O cartaz da Festa das Vindimas conta ainda com um concerto na Sé de Viseu da Orquestra Filarmónica Portuguesa, na quinta-feira, dia 20; uma nova apresentação do espetáculo “Ora Vem Comigo”, de Ana Bento, Sónia Barbosa e Ricardo Machado, dia 21, no Adro da Sé; e o concerto de OMIRI, na Fonte das 3 Bicas, no sábado, dia 22.
Mara Pedro, Catarina Rocha, “The Ray Band”, Rui Drumond, Anaquim e os DJ’s Arede e Gryzzler são mais algumas das vozes que preenchem esta programação musical.
Ainda no Centro Histórico, o “Mercado de Vinhos & Sabores” volta a instalar-se na praça do Mercado 2 de Maio, renovando o seu estatuto de meeting point do evento enoturístico, com um programa de micro-eventos e atividades em permanência.
As melhores colheitas e referências do Dão serão aqui postas à prova por enólogos e produtores, neste que é o espaço de contacto privilegiado com o que de melhor se produz na Região Demarcada. E para quem procurar conhecer a essência dos terroirs do Dão ou apurar os sentidos, haverá workshops vínicos, com jovens enólogos da região ao comando. O Wine Bar e as propostas de vinho a copo voltam a instalar-se no centro do Mercado.
A par dos vinhos, também os sabores típicos regionais ocupam esta montra, através da presença de vários operadores agroalimentares.
As artes e ofícios da região conquistam o seu lugar de destaque no programa do Mercado. As rendas de bilros de Farminhão, o linho de Várzea de Calde, o barro, os cestos ou a tanoaria ganham vida pela mãos de artesãos locais, que presentearão os visitantes com trabalho ao vivo e diversas oficinas.
Também no Mercado, os petizes terão um espaço à sua medida, com atividades em permanência, assim como algumas oficinas criativas.
“Ao cabo de cinco anos, fica provado que esta estratégia de valorização da identidade vinhateira de Viseu foi uma aposta correta, com repercussão evidente no crescimento turístico da cidade e da região”, conclui Almeida Henriques.
Pedro Figueiredo, Diretor da VISEU MARCA, salienta que “a Festa das Vindimas propõe-se dar a visibilidade ao culminar do nosso trabalho anual, junto do consumidor, para este perceber melhor as nossas emoções e o nosso “terrunho”.
Os amantes da fotografia têm ainda nesta 5ª edição da Festa das Vindimas um programa especial. No fim-de-semana, dias 22 e 23, realiza-se uma nova edição do “Instameet Viseu”, que irá reunir em Viseu cerca de 20 “igers” de todo o país. O desafio? Retratar Viseu e os seus principais atributos enquanto “Cidade-Jardim”, “Cidade Vinhateira do Dão” e “Cidade de Viriato” na rede social Instagram.
Comente este artigo