O Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes e o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, visitaram os concelhos de Nela e Mangualde no distrito de Viseu e Gouveia e Seia no distrito da Guarda para se inteirarem das obras realizadas como compensação pela não construção do Aproveitamento Elétrico de Girabolhos, no âmbito do Acordo Quadro entre a Endesa e os municípios.
O Ministro João Pedro Fernandes, realça que o armazenamento de água em albufeiras é sempre perturbar um recurso natural, com fortes impactos nas populações.
Em compensação com a não construção da Barragem de Girabolhos, os autarcas e governo acordaram um plano de obras de melhoramento de infra-estruturas ambientas fragilizadas.
Os municípios abrangidos pela albufeira de Fagilde não têm problemas de falta de água, salienta o Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, diz sim, haver um problema de gestão dos recursos.
O Ministro do Ambiente salienta que o problema dos município servidos pela barragem de Fagilde, tem de obrigatoriamente passar pela ligação à albufeira de Balsemão.
O Ministro do Ambiente alerta para o colapso do sistema de abastecimento a médio prazo, caso o investimento dos recursos hídricos não seja auto sustentável.
Problema dos concelhos abastecidos pela barragem de Fagilde em Mangualde será complementado com a albufeira de Balsemão defendeu em Nelas o Ministro do Ambiente João Pedro Fernandes.
Comente este artigo