Segundo os avisos do IPMA, Viseu estará sob aviso a partir das 11:59 de sexta-feira e até ao final do dia (20:59) devido às condições favoráveis para ocorrência de trovoadas.
Estes avisos somam-se aos outros que estavam já ativos, por causa da persistência de temperaturas elevadas, no âmbito da onda de calor que afeta o território nacional e que se prolonga por vários dias.
Segundo as previsões do IPMA, o “período excecional de calor” prolonga-se até domingo, com a temperatura máxima do ar, “em grande parte do território do continente”, a registar valores da ordem dos 40ºC, com exceção da costa algarvia, que terá máximas ligeiramente mais baixas, entre 30ºC e 35ºC.
No “período mais crítico”, entre hoje e sábado, em vários locais do Alentejo, vale dos rios Douro e Tejo e na Beira Baixa a temperatura máxima poderá chegar aos 45ºC e, num ou outro local, ultrapassar este valor.
As temperaturas mínimas serão também “muito elevadas”, de acordo com o IPMA, atingindo valores próximos de 25ºC “em grande parte do território” e aproximando-se dos 30ºC em alguns locais do interior Centro e Sul, em especial no Alto Alentejo.
Comente este artigo