Home / Notícias / Novo bispo de Viseu quer igreja ativa e “aberta a todos”

Novo bispo de Viseu quer igreja ativa e “aberta a todos”

Milhares de pessoas marcaram este domingo presença, dentro e fora, da Sé Catedral de Viseu para assistir à primeira eucaristia do novo bispo de Viseu, D. António Luciano, que quer uma igreja ativa e “aberta a todos”.

Na homilia da entrada solene na Diocese de Viseu, pediu aos fiéis um olhar atento para o Mundo, onde não podem esquecer as “complexidades existenciais e os desafios que faz à doutrina social da Igreja”. ” A justiça e a paz social que somos chamados a construir, crentes e não crentes, não pode ser uma opção de segundo plano”, alertou o bispo.

Para D. António Luciano, o respeito pela vida e pela pessoa humana deve ter como princípio a dignidade e a integridade, “com consciência, respeito e responsabilidade onde tem de haver espaço para o acolhimento do outro, seja ele quem for e de onde vier”. Durante a cerimónia, o prelado, nomeado para o cargo pelo papa Francisco em maio, aludiu ainda aos novos desafios que o esperam:

“É preciso cuidar dos sacerdotes, do seminário, da família, dos jovens, das vocações, das comunidades, dos pobres, dos doentes e dos marginalizados e excluídos”, afirmou.

D. António Luciano iniciou oficialmente as funções no sábado, numa cerimónia restrita ao Colégio de Consultores, que decorreu no Salão Nobre da Casa Episcopal, onde foi lida a Bula de nomeação e o bispo fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em união com o papa Francisco. O Chanceler da Cúria redigiu a Ata de Posse, que foi assinada por todos.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo