O Município de Castro Daire assinou um Protocolo de Cooperação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o objetivo de promover a cooperação técnica, científica e humana entre as duas instituições.
Este protocolo de cooperação tem por finalidade principal a definição da política agrícola e florestal do Concelho de Castro Daire, através de um trabalho de parceria que valorize as potencialidades agro-florestais do Concelho de Castro Daire, aproximando o meio rural, o meio empresarial e também o meio universitário.
Este protocolo prevê o estabelecer Acordos de Projeto em diversas áreas específicas com medidas a implementar no território, potenciando as suas características e criando condições para um maior rendimento dos produtores locais.
Num território com uma enorme mancha florestal e com uma tradição muito forte do setor agrícola e pecuário é fundamental revigorar estes setores de atividade, criando condições à fixação de pessoas e aumentando as potencialidades de investimento também nessas áreas, realçou o autarca de Castro Dair, Paulo Almeida.
Outro dos grandes objetivos deste protocolo é a valorização e aposta no ordenamento da floresta, apostando, também desta forma, na diminuição do risco de incêndios florestais.
Esta é uma parceria que pode abrir novos horizontes de investimento, a qual assentará em estudos de investigação devidamente estruturados e fundamentados, com maior viabilidade e retorno financeiro.
Comente este artigo