Home / Notícias / Viseu conquista novas 12 obras no seu roteiro de arte urbana

Viseu conquista novas 12 obras no seu roteiro de arte urbana

O Festival de Street Art de Viseu legou à cidade-jardim 12 novas obras no seu roteiro de arte urbana, que conta já com  perto de meia centena de intervenções.

A inovação de materiais e de abordagens artísticas, nomeadamente no plano das instalações, a descentralização para freguesias periurbanas e rurais e a emergência do imaginário do folclore e da cultura popular como tema são os aspetos mais salientes desta 4ª edição da iniciativa.

“O festival soube renovar-se e interpretar novos desafios”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “A arte urbana assume hoje uma relevância evidente no concelho e Viseu marca pontos no mapa nacional de destinos com maior expressão nesta dimensão cultural e turística. A crescente afluência ao Festival, de visitantes e artistas, é prova desta aposta de sucesso”, revela o autarca. Nos últimos quatro dias, mais de 32 mil pessoas acorreram ao evento que marca o ritmo da primavera na cidade-jardim.

Em 2018, o Festival de Street Art, com organização do Município e produção da VISEU MARCA, retomou o processo de descentralização iniciado em 2017, com a realização de intervenções artísticas nas quintas vinhateiras e escolas do concelho. Nesta edição, foram abrangidas seis freguesias em redor da cidade: Abraveses, Santos-Êvos, Mundão, Ranhados, Calde e Bodiosa integram agora o roteiro de arte pública, com quatro pinturas murais, da autoria de GODMESS, FEDOR, ERGOBANDITS e Halfstudio, e duas instalações artísticas de Ana Seia de Matos e Nuno Pimenta, alusivas ao linho e ao estanho.

Os artistas DRAW & CONTRA, GLAM, Samina, Eduardo Relero, THIRD e a dupla Juliana Ferreira e Carlos Sousa (Centropontoarte) foram os responsáveis pelas intervenções realizadas na cidade, no muro da PSP, Parque Aquilino Ribeiro, Rua Direita, porta de São Mateus e skate park do Fontelo, respetivamente.

“Viseu conquistou novos ícones e novas paisagens artísticas, urbanas e rurais. E essa conquista baseou-se, sem medos nem preconceitos, num trabalho de valorização e interpretação de traços da identidade cultural e patrimonial do concelho, muitos deles pouco visíveis”, sublinha o Vereador da Cultura e Turismo, Jorge Sobrado. “O envolvimento de artistas e coletivos de Viseu é outra das dimensões felizes desta edição”, assinala.

Intervenções como o novo mural azulejar na cidade de DRAW & Contra, a instalação na antiga estação da CP em Bodiosa alusiva à industria local de estanhos de Nuno Pimenta, o mural relativo a Aquilino Ribeiro no centro histórico de SAMINA, o tributo às Cavalhadas de Vildemoinhos no Bairro da Balsa de THRID ou a representação 380.º na torre de eletricidade do Mundão dos ERGOBANDITS, são algumas das novidades marcantes do festival.

Por estes dias, também o Centro Histórico foi palco privilegiado da programação do “Tons da Primavera”, oferecendo a todos um mix de experiências enoturísticas e de animação cultural. Se a Fonte das 3 Bicas encheu para assistir aos concertos de Da Chick, Capicua e Alvim, no Mercado 2 de Maio, famílias e amigos não faltaram à chamada, fazendo desta a edição mais participada de sempre.  Das provas de vinhos ao “Wine Bar”; dos sabores da terra à comida de “rua”, trazida pelos operadores de street food”; dos produtos “made in” Viseu às novas experiências tecnológicas trazidas pela mesa interativa e pelas V!kes; dos workshops vínicos aos espetáculos e oficinas infantis, estes que conquistaram uma larga adesão pelos petizes.

Os concertos do duo viseense Galo Cant’Às Duas e da banda ARY tiveram casa cheia do palco “primaveril” do Mercado, que foi também pisado por nomes como “No Sundays”, DJ Set Rocha, “4Coustic”, DJ Set Gryzzler  e “The Town Bar”.

Para a associação de marketing territorial VISEU MARCA, responsável pela produção do Festival, “a harmonia entre as experiências enoturísticas e a arte urbana faz deste evento um dos mais atrativos da cidade-região. A cada ano, sai reforçada não só a dinâmica turística e cultural do concelho, mas também o tecido empreendedor local que se associa a esta agenda de eventos vinhateiros”.

O dia-a-dia do Festival de Street Art de Viseu pode ser revisto nas redes sociais (Instagram e Facebook) Visit Viseu, Município de Viseu e Viseu Marca.

O Festival de Street Art, com o “Tons da Primavera”, é uma iniciativa promovida pelo Município de Viseu, com produção executiva da VISEU MARCA e a parceria da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão). A GALP e a Litocar são patrocinadores oficiais do evento.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo