Dezenas de pneus foram ilegalmente depositados no meio da vegetação nas margens do Rio Paiva no concelho de Cinfães (freguesia de Souselo) num local conhecido como “lagoa”. O alerta chegou à associação S.O.S. Rio Paiva, através da denúncia de cidadãos atentos que registaram o crime ambiental.
A S.O.S. Rio Paiva desconhece a identidade dos autores do crime ambiental, mas já alertou os serviços de protecção da Natureza da GNR (SEPNA). A ocorrência está a ser investigada pelo Comando Territorial de Viseu da GNR e aguarda-se que as autoridades investiguem a origem destes resíduos e que os seus autores sejam punidos, conforme determina a legislação portuguesa. A associação alertou ainda a Junta de Freguesia de Souselo para o problema, na esperança de que seja encontrada uma solução para a remoção destes resíduos.
Infelizmente é frequente o depósito de resíduos neste troço do rio, por serem zonas remotas mas próximas de estradas. Recentemente a S.O.S. Rio Paiva recolheu vários sacos de lixo, próximo deste local, resultante da prática de campismo selvagem no Verão. Nas margens também é frequente encontrar caixas de peixe e entulho proveniente de obras. Anualmente a S.O.S. Rio Paiva promove a iniciativa “Vamos Limpar o Rio Paiva” no final da época balnear, que resulta na recolha de uma média de 400kg de resíduos das margens do rio.
A S.O.S. Rio Paiva apela aos cidadãos para denunciar de imediato situações deste tipo ao SEPNA da GNR ou às autoridades locais, e espera que a sociedade se consciencialize cada vez mais para o respeito pelo meio ambiente e pelo bem comum.
Comente este artigo