Home / Notícias / CUF Viseu será um dos 4 centros portugueses certificados para formar anestesistas

CUF Viseu será um dos 4 centros portugueses certificados para formar anestesistas

O Hospital CUF Viseu será  um dos quatro centros portugueses (o único da região Centro e Sul e o único em hospitais privados) certificados pela European Society of Anaesthesiology (ESA) para o acolher o exame OLA – Online Assessment, um exame de preparação que precede a obtenção do Diploma Europeu de Anestesiologia e Cuidados Intensivos (EDAIC- European Diploma in Anaesthesiology and Intensive Care), uma espécie de “passaporte internacional” que reconhece o alto nível de conhecimento científico em Anestesiologia e em Cuidados Intensivos.

A atribuição é uma das mais importantes certificações da ESA ao nível formativo.

Para aceder a este “passaporte internacional” os médicos anestesiologistas têm de realizar exames teóricos e práticos, sendo este pré-teste online, uma oportunidade de aferir do nível de preparação para obtenção do diploma. O OLA realiza-se apenas uma vez por ano, simultaneamente em vários centros de todo o mundo, certificados e reconhecidos pela entidade científica. Em 2018, haverá  apenas 4 centros autorizados em Portugal: Braga, Porto, Funchal e um apenas em hospitais privados: o Hospital CUF Viseu.

Vítor Pinho Oliveira, coordenador de Anestesiologia do Hospital CUF Viseu explica que esta certificação exige a apresentação de “condições técnicas e físicas específicas, com a existência de um Corpo Clínico especializado e denota a importância dedicada à formação médica contínua”. O OLA será realizado em abril e poderá ser feito no Hospital CUF Viseu, por médicos anestesiologistas de qualquer parte do mundo. O coordenador de Anestesiologia não tem dúvidas: “O Hospital CUF Viseu só alcançou este reconhecimento porque demonstrou sensibilidade para a importância da formação, capacidade de  organização e diferenciação perante outras unidades de saúde”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo