Home / Notícias / BE lamenta chumbo das verbas para a esterilização de animais abandonados em Viseu

BE lamenta chumbo das verbas para a esterilização de animais abandonados em Viseu

O Bloco de Esquerda de Viseu através do Grupo de Trabalho de defesa dos Animais, em comunicado, veio lamentar “o chumbo da proposta” apresentada pelo partido e apresentada à votação, no âmbito do Orçamento de Estado para 2018, que propunha a inclusão de uma verba de 800 000 euros para apoiar as esterilizações de cães e gatos errantes e abandonados pelas Câmaras Municipais”.

O Bloco de Esquerda alerta que o assunto “suscita grandes preocupações” já que em causa está o atraso e a falta de divulgação de dados relativos à implementação da Lei 27/ 2016 que “prevê a esterilização dos cães e gatos recolhidos pelos Centros de Recolha Oficial (CROs) a partir de outubro passado”.

Apesar de a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária ter suspendido, a partir de 2016, os dados relativos à movimentação nos canis/gatis, as informações recolhidas no terreno, segundo o Bloco, “apontam para a continuação dos problemas de sobrelotação e continuação da política de abates”.

Segundo o que se lê no comunicado, “alguns municípios vêm justificando o incumprimento da Lei e da portaria que a regulamenta, com a ausência de meios financeiros para proceder à adaptação das estruturas existentes, à criação de novos Centros e à esterilização dos animais”.

O partido bloquista de Viseu refere que “a inexistência de dotação orçamental alocada à esterilização irá contribuir para graves consequências a nível da vida e bem-estar dos animais”.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo