Home / Notícias / Bombeiros reclamam compensação pelo abastecimento de água
Fotografia de: IMPALA

Bombeiros reclamam compensação pelo abastecimento de água

Os Bombeiros que têm garantido água às pessoas do distrito de Viseu, nesta luta contra a seca, estão descontentes pela forma como têm sido tratados pelo governo.

José Albuquerque, Presidente dos Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, lamenta que estejam a adiantar dinheiro do próprio bolso para a maior operação de abastecimento de água a decorrer no país.

Em causa está o atraso das verbas disponibilizadas pelo Estado e o pagamento de 1,90€ à hora aos bombeiros que têm levado a cabo a megaoperação.

José Albuquerque garante que em momento algum se recusou o auxílio no transporte de água. Contudo, uma situação que não se enquadra no socorro normal dos bombeiros devia reclamar mais dinheiro pelo serviço.

Os Bombeiros não querem ser comparticipados, mas sim pagos pelas despesas que têm tido. Inadmissível para José Albuquerque é estarem a assumir gastos que o próprio estado devia assumir.

José Albuquerque denuncia ainda que há viaturas que estão a fazer cerca de 500 quilómetros por dia e que todo o desgaste é assumido pela corporação. Quilómetros que algumas dessas viaturas nem num ano de serviço percorrem.

As operações de transporte de água estão a decorrer há mais de uma semana, para minimizar os efeitos da seca que está a atingir fortemente os concelhos de Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu.

Peça de Maria Sousa/AliveFM.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo