O presidente do Centro Económico e Cultural de Taipe, representação de Taiwan em Lisboa, Raymond Wang esteve de visita a Vouzela na semana passada.
A sua visita teve como objetivo tomar conhecimento da devastação provocada pelos incêndios de outubro, no sentido de avaliar a possibilidade de ajuda às populações.
Depois da receção no Salão Nobre, o embaixador, acompanhado pelo Presidente da Câmara, Rui Ladeira, visitou algumas localidades da freguesia de Ventosa e fez parte do circuito da Penoita, zonas onde o nível de destruição foi muito elevado.
Raymond Wang aproveitou para falar com os autarcas, visitou os agricultores e falou com eles, para conhecer bem situação atual e avaliar as necessidades mais prementes das pessoas e elaborar um relatório exaustivo para enviar para as associações de caridade de Taiwan, solicitando ajuda imediata.
Ao autarca e às populações, o responsável sensibilizado pelos relatos que foi ouvindo, deixou a promessa de trazer ajuda em breve.
O responsável lembrou que Taiwan também já viveu situações de desastre, como o grande terramoto de 2001 e, ao mesmo tempo, tem uma grande experiência na ajuda humanitária em situações de desastre, como já fez na América Latina, Ásia e África.
O Centro Económico e Cultural de Taipe em comunicado afirmou que “Raymond Wang, ao ver os rostos tristes e desesperados das pessoas, sentiu de imediato a necessidade de uma ação urgente e rápida. E das lágrimas que viu, afirmou que Taiwan está distante mas é um amigo chegado e que realmente se importa. Lembrando uma frase inglesa “a friend in need is a friend indeed”.
Comente este artigo