Criado para distinguir as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo, a Câmara Municipal de Lamego acaba de conquistar um “Selo de Qualidade”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
O júri procedeu à análise qualitativa do serviço prestado, analisando aspetos relacionados com a governança, o cumprimento das obrigações legais, a conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacte no serviço prestado. A iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal “Água&Ambiente”.
Numa nota enviada pela autarquia, sabe-se que “com a atribuição do “Selo de Qualidade”, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”.
Pretende-se também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água e ocorrência de falhas no abastecimento foram alguns dos parâmetros avaliados.
Comente este artigo