Cílio Correia, presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, afirmou hoje que os 15 feridos ainda internados no hospital por causa dos incêndios de domingo e segunda-feira se encontram com “bom prognóstico” e a ter uma “boa evolução”. Cílio Correia explicou que nenhum dos utentes corre risco de vida, “ainda que haja um doente que está na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos que é um caso mais delicado, mas que está a evoluir muito bem”.
Com os incêndios terminados, o presidente acredita que ainda possam recorrer ao serviço de urgência outros pacientes “devido à inalação dos fumos sentidos durante vários dias na região” como por exemplo os doentes “bronquíticos crónicos, já com passado de dificuldade respiratória”.
O responsável afirmou que o hospital no período mais crítico recebeu “cerca de 80 doentes dos vários sítios, uns com ferimentos mais graves, outros menos graves”.
Cílio Correia enalteceu ainda o trabalho dos profissionais de saúde do hospital que “se deslocaram para o hospital por livre e espontânea vontade e outros porque foram chamados para reforçar as equipas de serviço no âmbito do plano de catástrofe, que foi acionado”.
Marcelo Rebelo de Sousa, de visita ao centro hospitalar, elogiou a capacidade de resposta do Hospital às 47 situações de emergência das vítimas dos últimos incêndios.
O Presidente da República visitou quase todos os internados lesados e mostrou-se emocionado com a “capacidade de luta muito grande” e “com uma grande determinação para o futuro”. Garantiu não ter encontrado “um único que estivesse deprimido, caído, numa de baixar os braços, como quem diz ‘isto foi forte demais, não vale a pena’”.
Comente este artigo