Em 2015, 5 peregrinos foram mortalmente atropelados em Coimbra e outros 4 ficaram feridos. O condutor vai começar a ser julgado a 12 de setembro, acusado de cinco crimes de homicídio por negligência e quatro crimes de ofensa à integridade física.
O suspeito despistou-se à saída de uma curva no Itinerário Complementar (IC) 2, na localidade de Cernache, em Coimbra, invadindo a faixa onde seguiam a pé cerca de 80 pessoas, em direcção a Fátima.
O acidente deu-se por volta das 03h45, do dia 2 de Maio de 2015. As cinco vítimas mortais, entre os 17 e os 67 anos, eram naturais de Mortágua, do distrito de Viseu.
O jovem condutor, de Penela- Coimbra, duas horas depois do acidente acusava uma taxa de alcoolemia de 0,9 gramas/litro de sangue (g/L) e a presença de droga. A condução, segundo o Ministério Público, “com acelerações e travagens bruscas, a uma velocidade desadequada, com buzinadelas e atitudes provocatórias” para peregrinos, o jovem conduzia acima dos 70 quilómetros por hora num piso onde tinha chovido recentemente.
Juntando o facto de ter estado algumas horas sem dormir aos efeitos do álcool e da droga no sangue, o arguido perdeu o controlo do carro e acabou por invadir a faixa contrária. No despiste, dos 80 peregrinos que seguiam na via reservada pela Infraestruturas de Portugal, foram colhidos com a lateral direita nove peões.
Comente este artigo