Home / Notícias / Monumento de Homenagem ao Ferroviário ergue-se em Vouzela

Monumento de Homenagem ao Ferroviário ergue-se em Vouzela

O Município de Vouzela e o Museu Nacional Ferroviário associam-se para exposição de Locomotiva a vapor em Real das Donas.

O Município de Vouzela, em pareceria com o Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, vai inaugurar no próximo dia 30 de Julho o monumento de homenagem ao ferroviário.

Constituído por locomotiva, respectivos carris e painel informativo, o monumento pretende homenagear todos os ferroviários e em especial  a memória colectiva das comunidades do concelho com forte ligação ao caminho de ferro, memória esta que perdurou no tempo até aos dias hoje, 27 anos  após a desactivação deste troço da linha do Vale do Vouga.

Construída na Alemanha, a locomotiva que estará exposta foi adquirida em 1907 pelos Caminhos de Ferro de Guimarães. Após 1947, com a integração das Companhias de via estreita na CP, prestaria serviço em vários pontos da rede, contando-se entre estes a linha do Vale do Vouga, percurso que incluía o concelho de Vouzela no troço entre  Viseu e Sernada do Vouga.

O desafio, lançado pelo Município de Vouzela e prontamente abraçado pelo MNF, vem de encontro à missão do museu de promoção do estudo, conservação e valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário nacional, através do apoio ao desenvolvimento de iniciativas que visem a sua dinamização, criando condições para o acesso do público à colecção e conferindo-lhe assim a notoriedade e visibilidade que merecem.

A Locomotiva E103, cedida ao abrigo de um protocolo firmado entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e o Município de Vouzela,  ficará exposta em espaço público da localidade de Real das Donas, tendo o Município investido na operação de movimentação e na construção de infraestrutura adequada à sua exposição. Para além das duas entidades parceiras, a preparação das condições técnicas de movimentação e exposição da peça contou ainda com apoio técnico, científico e operacional de outras entidades, entre as quais se contam a Infraestruturas de Portugal S.A. , a EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas.

A cerimónia de inauguração terá início pelas 11h, no lugar de Real das Donas.

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo