O deputado Moisés Ferreira, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde e deputado do Bloco de esquerda, reuniu-se esta semana com a Direcção do ACES Dão Lafões no Centro de Saúde de Nelas e visitou os pólos de Carvalhal Redondo, Santar e Canas de Senhorim.
O intuito foi o de conhecer o estado da saúde em Nelas e os problemas que existem no SNS para lhes darem solução. O deputado explica que apesar do Centro de Saúde garantir o número de médicos exigido por lei… esse mesmo número não é suficiente para um atendimento de qualidade. Por cada médico existem 1900 utentes a seu cargo.
O Bloco de Esquerda defende que cada médico devia estar a cargo apenas de 1500 utentes.
Assistentes operacionais e técnicos estão em falta, não existem gabinetes de enfermagem… e cada doente tem de esperar cerca de dois meses por uma consulta.
Outro dos problemas assinalados por Moisés Ferreira é a falta de transportes. O deputado defende que deveria haver uma parceria com entidades como os bombeiros ou a autarquia para evitar que as pessoas faltem às consultas por não se conseguirem deslocar.
A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda esclarece que o Centro de Saúde de Nelas, para os 4 pólos, tem ao dispor 8 médicos para toda a população.
Comente este artigo