Viseu foi “estrela” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira do setor em Portugal, que termina este domingo.
No total, e de acordo com projeções da Organização da BTL, cerca de 35 mil visitantes terão pisado o “solo” da “1ª Cidade Nacional Convidada”, ao longo dos cinco dias do evento, num stand de 144 metros quadrados forrado por 2300 plantas criadas na Cidade-Jardim.
No dispositivo instalado no stand para medir a satisfação dos visitantes, foram obtidas mais de 3 mil opiniões, das quais 96% com “feedback” positivo à pergunta “ficou seduzido em visitar Viseu?”.
“A presença de Viseu, enquanto ‘Cidade Nacional Convidada’, foi um forte fator de diferenciação na sua promoção e de inovação do próprio certame”, assinala o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques. “Imprimimos a nossa atitude e uma marca de excelência. Estamos já a tirar partido de uma exposição extraordinária”, conclui.
Para Almeida Henriques, “o sucesso e a diferenciação desta presença permitem acalentar a expectativa de crescimento dos fluxos turísticos no concelho no ‘Ano Oficial para Visitar Viseu”’.
Ao longo de 45 horas de programação, Viseu realizou mais de 60 eventos e experiências, entre lançamentos de produtos e projetos turísticos, demonstrações, showcookings, jogos e passatempos, apresentações de eventos e realizações culturais. Nesta agenda contou com o envolvimento ativo de 30 parceiros empresariais.
A participação de Viseu na BTL ficou ainda marcada pela apresentação da mais recente campanha de promoção turística da cidade-região, voltada para a captação de visitantes, no âmbito do “Ano Oficial para Visitar Viseu”. A campanha estará na imprensa e “nas ruas” das cidades-alvo a partir do mês de Abril.
Outra das iniciativas lançadas na “Cidade Nacional Convidada da BTL” diz respeito à instituição dos “Embaixadores de Viseu”. Inês Mendes da Silva, Paulo Sousa, Mário Trindade, Frederico Draw, Moullinex, Diogo Rocha, Paulo Ferreira e Nuno Bico foram também apresentados como os primeiros oito “Embaixadores” da cidade de Viriato, aos quais se juntou um “Embaixador Tecnológico”, o TOMI.
Pela voz dos “Embaixadores de Viseu”, o jornalista Paulo Ferreira destaca ser “um prazer ajudar a divulgar a minha cidade”. “Não é uma tarefa difícil porque Viseu é reconhecidamente uma cidade com muito para ver e fazer, onde as novas tendências convivem bem com a história. E sabemos receber e acolher muito bem todos os que nos visitam”, conclui.
Já Inês Mendes da Silva opta por salientar o ambiente de autenticidade e hospitalidade. “Consegui, por momentos, sentir que regressei a casa. Parabéns aos envolvidos pela excelente dinamização do nosso espaço na BTL, sem dúvida uma das marcas que se destacaram nesta edição”, remata a empresária.
Também a VISEU MARCA, associação de city marketing de Viseu, faz um “balanço muito positivo”. “Viseu soube contruir uma presença marcante no certame. O posicionamento e a notoriedade da marca da cidade e de eventos com a Feira de São Mateus saem claramente reforçados junto de profissionais, de decisores e do público em geral”, sublinha João Cotta, Presidente da instituição.
Entre as múltiplas ações realizadas no Stand de Viseu estiveram a apresentação da primeira “timeline” histórica de Viseu, o lançamento do projeto de passeio virtual em bicicleta “V!KE”, a pré-apresentação do projeto “Arboris” (de valorização e promoção da “Cidade-Jardim”) e o lançamento da sua linha de merchandising, oficinas de pintura, artesanato e jardinagem, ou a revelação do segundo conjunto de artistas na Feira de São Mateus (Diogo Piçarra, Paula Fernandes, Pedro Abrunhosa, Cuca Roseta e David Carreira), entre outras.
A presença de Viseu na BTL pode ser recordada através das redes sociais do Visit Viseu, no Facebook, no Instagram e no Youtube através da Viseu TV, que acompanhou o evento dia-a-dia.
Comente este artigo