Home / Notícias / Falta de água em São Pedro de France já tem solução

Falta de água em São Pedro de France já tem solução

A Câmara e as Águas de Viseu vão investir mais 4 milhões de euros na ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água no concelho.

O projecto engloba 9 freguesias entre elas, São Pedro de France, e já foi apresentado pelo autarca Almeida Henriques.

Fernando Machado, Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de France, explica que o objectivo é terminar as ligações de saneamento entre Lamaçais e Bassim e do Bairro de São Domingos em Guimarães. Com as obras concluídas, 75% da freguesia ficará ligada à rede de saneamento geral.

A falta de água em diversas aldeias da freguesia tem sido uma queixa constante dos moradores, na altura do verão, por o abastecimento ser feito através de uma rede fontenária explorada pela junta de freguesia. Com este investimento, assunto resolvido. O que cada casa gastar, cada proprietário tem de pagar.

O presidente garante que a principal preocupação é que a água chegue a todas as torneiras dos habitantes.

Fernando Machado remata a dizer que estas obras agora aprovadas já deviam ter sido começadas e finalizadas… mas entende que a Câmara quisesse aguardar pelo apoio dos fundos comunitários.

As obras em causa contam com o financiamento comunitário aprovado do PORTUGAL 2020, de 85%, e estão em fase de concurso para execução no terreno. A Águas de Viseu investe 4 milhões e faz subir para 99% a taxa de cobertura de água no concelho.

Comunicado da Câmara de Viseu:

«Águas de Viseu investe 4 milhões e faz subir para 99% a taxa de cobertura de água no concelho. Serão construídos 60 quilómetros de redes de saneamento e abastecimento.

Município e Águas de Viseu vão investir mais 4 milhões de euros na ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água no concelho, já a partir de 2017.

Ao todo, o plano de obras criará uma nova extensão de 60 quilómetros nas redes de água e saneamento do concelho de Viseu, beneficiando mais de 1300 habitantes de nove freguesias (Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Soito, Silgueiros, Ribafeita, Santos Êvos, S. Pedro de France, Côta, São João Lourosa e Bodiosa).

O pacote inclui 11 empreitadas em pontos distintos e abrange a construção de uma ETAR de pequena dimensão que permitirá desativar uma fossa comunitária existente na povoação de Gumiei, em Ribafeita.

O plano de investimentos foi apresentado hoje, 21 de Fevereiro, pelo Presidente da Câmara, Almeida Henriques, que o classificou como “um impulso de grande simbolismo”.

“Com este novo plano de investimentos, alcançamos mais um degrau nas taxas de cobertura de água e saneamento do concelho: respetivamente de 99 e 98 por cento”, destacou o autarca.

“Esta meta é especialmente exigente num concelho com a dimensão geográfica e a dispersão de povoamento como Viseu”, sublinhou Almeida Henriques. “Estas taxas de cobertura são um feito ambiental que promove a qualidade de vida”.

As obras em causa contam já com financiamento comunitário aprovado do PORTUGAL 2020, a uma taxa de 85%, estando todas elas em fase de concurso ou adjudicação para execução no terreno.

O Presidente da Câmara frisou ainda que “no Município não esperámos pelo financiamento comunitário. Fomos à frente e isso permite-nos agora ter a expectativa de uma execução mais rápida, muito antes de 2020, sem a pressão de guilhotinas de Bruxelas”.

Na apresentação foram ainda divulgados os resultados da “campanha” de regularização de ligações às redes de água e saneamento e de “combate a ligações ilegais”.

Desde que foi lançada a campanha, no ano de 2014, a Águas de Viseu angariou já mais de 4500 novos clientes, num crescimento superior a 11% do seu universo. Hoje, são já mais de 46 mil os clientes da Águas de Viseu.

Nas palavras de Almeida Henriques, “esta conquista é inédita e notável”, “representa um grande salto para o concelho na defesa da saúde pública, na promoção da segurança ambiental e na sustentabilidade de um sistema acessível, justo e de grande qualidade”.

Até a data foram requisitados e pagos mais de 11.000 ramais de água e saneamento.

 

Viseu, 21 de fevereiro de 2017

Jorge Sobrado (Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu).»

 

Pode ver também

Aquilino Rocha Pinto reconduzido na Associação de Ténis de Mesa

Eleições para os corpos sociais da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu …

Comente este artigo