Home / Notícias / “Dia do Emigrante” em Queiriga – Vila Nova de Paiva contou com a presença de José Cesário
Foto: Alive FM

“Dia do Emigrante” em Queiriga – Vila Nova de Paiva contou com a presença de José Cesário

Esta quinta-feira, 8 de agosto, integrado no programa do “Ver Paiva 2024”, Festas do Concelho de Vila Nova de Paiva, comemorou-se em Queiriga o “Dia do Emigrante”, onde contou com a presença de José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O dia começou às 9h00 com a caminhada de inauguração da “Rota do Rebentão”, da parte da tarde, seguindo-se no Centro de Memória das Migrações, a apresentação da exposição fotográfica “Queiriga, Terra de Minas e Mineiros”, da autoria de Acácio Pinto, ainda a apresentação do livro “Em torno da mobilidade: Provérbios, Expressões idiomáticas, Frases Consagradas”, da autoria de Maria Beatriz Rocha Trindade e ainda a realização de um debate sobre a Emigração. Às 17h30, foi celebrada uma missa na Igreja Paroquial de Queiriga, pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa e ainda a inauguração dos Cendrários no cemitério local, seguindo-se um lanche convívio. Por fim, às 22h00, teve lugar a atuação do cantor Toy e às 23h00, Banda Time.

José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em declarações à Alive Fm, diz que a sua vinda à Queiriga é sempre especial. “A Queiriga é um símbolo da identidade cultural dos Portugueses espalhados pelo mundo…“.

José Cesário

Paulo Marques, Presidente do Município, disse que, sendo Vila Nova de Paiva um concelho de emigrantes, faz todo o sentido comemorar “O Dia do Emigrante”, em especial, na Queiriga “a aldeia mais Francesa de Portugal“.

O Edil “Paivense”, disse que, ultimamente se tem verificado o regresso de emigrantes, nomeadamente, casais jovens, que estão a investir no concelho, com a criação do seu próprio negócio.

Paulo Marques

Cristovão Chaves, Presidente da Junta de Freguesia de Queiriga, disse que este “Dia do Emigrante” representa o ponto de encontro dos emigrantes com as suas famílias “é aqui que se sentem bem…”, “é o matar das saudades…”.

Cristóvão Chaves

Galeria de Fotos:

(Fotos Alive FM)

 

Pode ver também

V. N. Paiva: Em Vila Cova à Coelheira e Pendilhe viveram-se momentos complicados

No final de tarde e noite, desta segunda-feira, 16 de setembro, bem como, na madrugada …

Comente este artigo